El Colegio Del Cuerpo se apresenta no Sérgio Cardoso

Este domingo é o último dia para ver companhia colombiana de dança que realiza trabalho social com crianças carentes

dom, 11/11/2007 - 10h03 | Do Portal do Governo

Este domingo, 11 de novembro, é o último dia para ver o grupo El Colegio Del Cuerpo, companhia colombiana de dança, que realiza trabalho social com crianças carentes e tem apoio do Ministério da Cultura da Colômbia, além de instituições da França e da Espanha. Em 2003, a companhia foi indicada ao prêmio Educação Para a Paz da Unesco.

A apresentação será realizada no Teatro Sérgio Cardoso, dentro do projeto Cena Estrangeira – parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura e a Associação Paulista dos Amigos da Arte, que viabiliza a apresentação em São Paulo de companhias internacionais de passagem pelo Brasil.

El Colegio Del Cuerpo é um projeto originário da cidade colombiana de Cartagena das Índias – terra do Prêmio Nobel de Literatura Gabriel García Márquez – iniciado pelo bailarino Álvaro Restrepo.

Depois de uma carreira em Nova York, Restrepo voltou à sua cidade natal para desenvolver um trabalho com crianças marginalizadas. Foi com esse objetivo que, em 1997, ele e a francesa Marie France Delieuvin, selecionaram algumas crianças carentes para criar um espaço de dança contemporânea, do qual elas pudessem vislumbrar um futuro, em meio à tanta miséria.

Esta última apresentação levará ao público o espetáculo Cuarteto para el Fin del Cuerpo. Baseada na obra musical Quarteto para o Fim do Tempo, de Olivier Messiaen, a coreografia é elaborada por Álvaro Restrepo. A complexidade da música lhe serviu como ponto de partida. Enquanto Messiaen fez uma meditação mística sobre o ritmo, Restrepo versa sobre o corpo e o tempo. “O que pode estar mais ligado à noção de tempo que este relógio biológico e inexorável que é nosso próprio corpo”? O fim do corpo ou fim do tempo poderiam se equiparar à morte”, diz o diretor.

O estúdio de dança, situado dentro de um mosteiro colonial, não possuí espelhos “para que as crianças sirvam de espelhos umas às outras”. O menino serve de espelho à menina e o branco ao negro, o que fomenta a solidariedade e o compromisso social.

El Colegio Del CuerpoTeatro Sérgio Cardoso – Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista
Domingo, 11 de novembro, às 18 horas
Ingressos: R$ 10 e meia-entrada
Tel: 3288-0136

Da Secretaria Estadual da Cultura

(C.C.)