Egressos do sistema prisional aprendem nova profissão

Parceria entre SAP e Instituto Lygia Jardim dá oportunidade a homens e mulheres recém saídos da prisão

ter, 09/10/2007 - 19h09 | Do Portal do Governo

Desde o início de 2006, uma parceria entre o Serviço de Apoio Sócio-educativo de Capacitação e Orientação Profissional (SASECOP) do Instituto Lygia Jardim e a Secretaria Estadual da Administração Penitenciária (SAP) garante formação técnica qualificada que dá a oportunidade de reabilitação e reintegração na sociedade a indivíduos em situação de exclusão. Em setembro, mais uma turma de egressos do sistema prisional de São Paulo recebeu certificados dos cursos de pintor, eletricista, pedreiro, costureira, manicure e vendedor oferecidos pelo

Cada curso dura em média três meses e são ministrados por professores do serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Eles utilizam as dependências do próprio Instituto como sala de aula, onde são feitas texturas e pinturas nas paredes; reparos e novas instalações elétricas, bem como a construção de pequenas salas unindo aprendizado com a conservação do espaço que servirá para que novos alunos adquiram a mesma capacitação profissional.

“Metade dos alunos já saem empregados, o que demonstra que o trabalho de reintegração social está sendo concretizado”, afirma a coordenadora do SASECOP, Maria Stela Uva Adolfo. “Exemplo disso é o egresso Edmilson Rosendo Silva – formando do curso de Elétrica e que atualmente cursa pedagogia na Unip”, ressalta.

“Além da qualificação profissional, os cursos representam aos egressos uma oportunidade de reescrever a vida, uma vez que há a elevação da auto-estima e a conseqüente crença de que agora poderão fazer a diferença”, destaca a pedagoga e técnica de acompanhamento do Núcleo de Egressos do Departamento de Reintegração Social Penitenciário (NEDRSP), Jupira Oliveira.

Além de egressos do sistema prisional, o Instituto capacita também moradores de rua, migrantes e exilados dando-lhes a oportunidade da inclusão no mercado de trabalho. 

SERVIÇO

Instituto Lygia Jardim

Rua São Domingos, 39 E 51

Tel: 3662.0273 / 3242.7601

Da Secretaria Estadual da Administração Penitenciária

(I.P.)