Efetivo do Esquadrão Anti-Dengue vai dobrar

Grupo de 120 novos profissionais irá atuar em municípios que ainda apresentem transmissão da doença no período de frio

qua, 02/07/2008 - 18h44 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual da Saúde irá contratar mais 120 agentes fixos para reforçar o Esquadrão Anti-Dengue da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), grupo especial criado para auxiliar os municípios no controle da dengue.

Remanescentes de concurso realizado em 2007 começam a ser chamados em julho e terão como primeira missão atuar em cidades que apresentem casos de dengue durante o inverno e a primavera, bloqueando a transmissão.

No total serão 108 desinsetizadores e 12 motoristas, que serão divididos em quatro grupos. Cada grupo será responsável por uma macro-região do Estado (São Paulo, Sorocaba, São José do Rio Preto e Presidente Prudente), cobrindo todos os municípios. Com isso o número de agentes do Esquadrão irá dobrar, passando de 110 para 230. Todos estarão disponíveis para a ação de inverno.

A proposta é que os profissionais entrem em campo assim que as vigilâncias epidemiológicas estadual e municipais identificarem transmissão de dengue em qualquer local do Estado nos próximos meses. Imediatamente os agentes irão se deslocar até o município para eliminar o mosquito Aedes aegypti adulto, que pica e transmite a dengue, e remover criadouros.

“O objetivo é estancar a transmissão rapidamente. Como nos meses de inverno e primavera a incidência de dengue é bem menor, fica mais fácil identificar onde o problema persiste e eliminar os focos do mosquito, evitando que haja epidemias no calor”, afirma Affonso Viviani Júnior, coordenador da Sucen.

Os novos agentes receberão treinamento da Secretaria, além de uniformes e equipamentos de proteção individual. Eles contarão ainda com 60 novos atomizadores costais, 60 pulverizadores e 12 vans para a atuação nos municípios.

Secretaria da Saúde

(I.P.)