Efeito do aquecimento global é tema de documentário na TV Cultura

Programa mostra a experiência de jovem brasileira nas geleiras da Noruega

qua, 09/01/2008 - 18h20 | Do Portal do Governo

As conseqüências do aquecimento global no planeta, o derretimento de icebergs e as mudanças da vegetação polar conduzem o documentário “Meu Aniversário em 2050 – Uma Aventura no Pólo Norte”, que a TV Cultura exibe no próximo domingo, 13, às 18h.

O programa mostra a experiência da jovem brasileira Bárbara Paes e de outros estudantes da Itália, França, Austrália, Japão, Bangladesh e Coréia, que estiveram por 10 dias em expedição ao Pólo Norte. Eles conheceram estilos de vida alternativos para a conservação de energia; descobriram a história milenar do gelo; e constataram que o elevado aumento nos níveis de carbono tem causado o derretimento das calotas polares e afetando, por exemplo, o habitat dos animais da região.

O telespectador poderá conferir ainda a visita desses jovens às estações de pesquisa da Noruega e a ilhas que há tempos eram inacessíveis; a apresentação de um protocolo denominado “1,5ºC Down Protocol”, que fizeram em Londres e que traz cinco ações para diminuir os efeitos do aquecimento global: economizar energia; economizar água; reciclar; utilizar menos combustíveis fósseis e viver de uma forma pró-ambiental; e a música Green Camp Song, que compuseram durante a viagem.

A estudante paulista Bárbara Paes, de 15 anos, foi selecionada pela TV Cultura em julho de 2007 para integrar a expedição. “De toda essa experiência, ficamos agora (ela e os outros doze adolescentes da expedição) com a missão de levar adiante tudo que conhecemos e aprendemos sobre o aquecimento global. O principal objetivo que trazemos de lá é tentar conscientizar as pessoas, a ponto de conseguirmos diminuir a temperatura da Terra em 1,5ºC”, conta Bárbara.

“Meu Aniversário em 2050 – Uma Aventura no Pólo Norte” foi exibido pela primeira vez em dezembro de 2007 e é fruto da parceria da TV Cultura com a KBS – TV Pública Coreana.

Da Fundação Padre Anchieta

(I.P.)