Educadores terão Curso de Cidadania e Direitos Humanos reconhecido pela USP

nd

sex, 16/03/2001 - 15h51 | Do Portal do Governo

Estão abertas as inscrições gratuitas para o Seminário Educação, Cidadania, Direitos Humanos, que acontecerá dias 26 e 27 de março, no Espaço da Cidadania André Franco Montoro, localizado na Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, no Páteo do Colégio, 184 – Centro – São Paulo.
O objetivo do seminário é lançar um projeto de apoio às escolas públicas para inclusão de valores da cidadania e dos direitos humanos nos conteúdos escolares, conforme determina a Lei no. 9394-96 (LDB), que prevê a transmissão, promoção e cultivo das condutas e dos valores no exercício da cidadania e ao respeito aos direitos humanos como metas prioritárias da ação educativa escolar.
Nesse sentido, o encontro foi planejado para incidir sobre dois aspectos complementares da ação escolar: a inserção dos valores ligados à cidadania e aos direitos humanos como temas de atividades de diversas disciplinas e o outro como eixo norteador de práticas pedagógicas.
O seminário é dirigido a professores, coordenadores pedagógicos, diretores e profissionais da educação das redes públicas (estadual e municipal), priorizando as unidades escolares que já estão envolvidas no Programa Comunidade Presente. A promoção é das Secretarias da Justiça e da Defesa da Cidadania, Educação, do Consórcio Universitário pelos Direitos Humanos, do Centro de Direitos Humanos e da Faculdade de Educação da USP.
Dos temas a serem abordados destacam-se: Educação e Formação Moral; Literatura, Cidadania e Direitos Humanos; Práticas Avaliativas e Democratização do Ensino; História do Brasil e Desigualdade; Ciências Naturais e Pensamento Crítico; e Cinema e o Ensino de Valores.
Os interessados poderão se inscrever gratuitamente na Secretaria da Educação (fones 11 – 3327-4254 ou 3327-4255), ou no escritório do Projeto Comunidade Presente, Rua Rodolfo Miranda, 6363 – Bom Retiro – SP. Serão conferidos certificados de realização de Curso de Extensão da Faculdade de Educação da USP aos participantes que estiverem presentes nos dois dias do seminário. Mais informações pelo endereço eletrônico comunidadepresente@bol.com.br