Educadores do programa Escola da Família passam por capacitação do projeto Criança Ecológica

Encontro reuniu 200 profissionais em São Roque para trabalhar agenda ambiental na educação

seg, 24/05/2010 - 14h30 | Do Portal do Governo

Os monitores, supervisores e Professores Coordenadores de Oficinas Pedagógicas (PCOPs) do Programa Escola da Família participaram na semana passada, 18, da “Capacitação de Educadores na Agenda Ambiental: Projeto Criança Ecológica”. Organizado pela Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA), da Secretaria do Meio Ambiente (SMA), o treinamento aconteceu na cidade de São Roque e contou com a presença de 200 profissionais de 91 Diretorias Regionais de Ensino A capacitação teve parceria da secretaria da Educação (SEE).

Durante o treinamento, foi muito importante a troca de experiências a respeito da construção de um espaço que eduque para a sustentabilidade. O evento também contou com uma exposição do Projeto Criança Ecológica como recurso pedagógico, palestra sobre como elaborar projetos de educação ambiental e uma oficina sobre como mapear a realidade local por meio do “Mapa Falante”, também conhecido como “Mapa Verde” ou “Biomapa”. Nessa última atividade, foi feita uma dinâmica onde cada grupo fez um retrato de sua região por meio da elaboração de um mapa que evidenciou a realidade local a partir de pontos socioambientais relevantes.

Após análise dos mapas elaborados, os participantes puderam perceber que a metodologia promove a participação colaborativa das pessoas envolvidas em prol do desenvolvimento sustentável. Além disso, o Mapa Falante objetiva a construção de um novo olhar sobre o ambiente, a começar pelo reconhecimento da importância e da riqueza dos elementos sociais, culturais, econômicos, ambientais e históricos da região e suas relações com o cotidiano. Isso acaba promovendo a autoconsciência do grupo mapeador e estimula a construção coletiva. Os PCOPs se comprometeram a aplicar o método, ao longo de 2010, para mapear a região ao redor das unidades que coordenam para que o resultado seja apresentado em um evento ao final do ano.

A avaliação geral do encontro, realizada pelos participantes, foi positiva e, entre os comentários, percebeu-se a necessidade de mais encontros desse tipo, que promovam trocas de experiências.

Sobre o programa Escola da Família

O programa Escola da Família foi criado em 23 de agosto de 2003 pela Secretaria da Educação e pretende, em 2010, buscar um maior entrosamento com as escolas onde funciona, com a rede escolar de sua região e, principalmente, aumentar a participação da comunidade do entorno no Programa Escola da Família. Ele funciona aos finais de semana em escolas públicas, que abrem suas portas, favorecendo o desenvolvimento de uma cultura participativa e o fortalecimento de vínculos da escola com a comunidade. É um espaço flexível voltado à prática da cidadania, da superação de diferenças e da irradiação da cultura da paz. Nos espaços ocorrem diversas atividades compostas por ações socioeducativas que visam fortalecer a autoestima e a identidade cultural das diferentes comunidades que formam a sociedade paulista.

Da Secretaria do Meio Ambiente