Educadores de São Paulo discutem o aperfeiçoamento do Centro de Mídias

Encontro dos profissionais da área com o secretário de Estado da Educação foi realizado na última quinta-feira (23)

sáb, 25/04/2020 - 11h53 | Do Portal do Governo

O secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares, participou nesta quinta-feira (23) de uma reunião com diretores de escolas estaduais, na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo (Efape), para iniciar os novos planejamentos de aulas do Centro de Mídias.

A plataforma foi criada para que os alunos tenham acesso a aulas ao vivo, videoaulas e outros conteúdos pedagógicos durante o período do isolamento social. “A ajuda de vocês para este projeto, que surgiu como emergência, oferecerá muitas novidades, com mais gente pensando em como levar a educação para os nossos alunos em tempo de pandemia. Graças à ajuda de professores da rede extremamente capacitados, nasceu o nosso Centro de Mídias”, ressaltou o secretário aos profissionais.

Diretores

Entre os diretores de escolas estaduais na reunião estavam Mônica Maschietto, da Escola Estadual Major José Marcelino da Fonseca, localizada no Parque Mandaqui; Wagner Neves, da Escola Estadual José Geraldo de Lima, em Interlagos; e Osmar Carvalho, da Escola Estadual Milton da Silva Rodrigues, na Freguesia do Ó.

Mônica Maschietto, que dirige a escola de anos iniciais, se comprometeu a colaborar com o projeto que, segundo ela, tem se mostrado grandioso e reconhecedor de talentos. “É um desafio grande, mas temos exímios professores na rede. Eles farão um belo trabalho para contribuir com o Centro de Mídias. O desafio maior é para os alunos do primeiro e segundos anos, porque os de quarto e quinto ano já têm um pouco mais de autonomia. Temos que nos reinventar, e estou muito feliz por poder participar desse processo”, disse.

Para Osmar Carvalho, o desafio está em redesenhar o guia de aprendizagem já existente dentro da escola para o virtual. “Na nossa unidade, há grandes profissionais, que conseguem perfeitamente programar planos de aulas para tempos difíceis como este que estamos vivendo. Esse reconhecimento dos profissionais da educação é extremamente gratificante. Eu me sinto honrado com a responsabilidade de engajar os professores para que eles possam transmitir todo o conhecimento à rede estadual”, avaliou.

Wagner Neves diz estar contente em poder trazer uma realidade da rede para a própria rede com o que já existe. “Temos coisas fantásticas aqui em São Paulo e trazer isso virtualmente para toda a rede será uma expansão e acredito que a aceitação será ainda melhor. O melhor é ver os professores sendo reconhecidos e os alunos participando, daí todos estarão preparados para a volta às aulas”, pontuou.

Centro de Mídias

O Centro de Mídias disponibilizará aulas ao vivo ministradas pelos professores da rede, permitindo que os alunos façam interações por meio de chat e vídeos. As aulas serão operadas em dois estúdios da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores da Educação do Estado de São Paulo (Efape), vinculada à Secretaria de Estado da Educação. Além dos professores da rede, a plataforma contará com apresentações de youtubers.

No aplicativo, haverá diversos canais, focados nos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. Pela TV Cultura, será possível ter acesso a videoaulas e atividades transmitidas inclusive em tempo real. A grade horária será dividida por etapas. Haverá componentes alternados a cada semana, sendo que Matemática e Língua Portuguesa serão aplicados toda semana.

Os alunos dos anos iniciais terão programação específica transmitida pela TV Cultura Educação e ainda receberão um material impresso disponibilizado pela pasta. Dessa forma, os alunos da rede estadual poderão contar com diferentes canais de transmissão e interatividade para continuar estudando mesmo durante o período da quarentena. Será possível assistir aulas pela TV e interagir pelo celular, além de acompanhar aulas pelo celular com interação em tempo real.

Depois da reabertura das escolas, a ferramenta continuará sendo usada para complementar as atividades presenciais. O download do Centro de Mídias SP está disponível para os sistemas Android e IOS. Para ter acesso, estudantes e professores da rede estadual terão que fazer o login com os mesmos dados usados na Secretaria Escolar Digital (SED).

O aplicativo foi desenvolvido pela IP.TV e doado à secretaria, durante a suspensão das aulas. Além da ferramenta que viabilizará o ensino presencial mediado por tecnologia, o Governo de São Paulo também fechou um contrato com a TV Cultura, que transmitirá as aulas por meio do Canal digital 2.3 – TV Cultura Educação.