Educadores aprovam efeitos do Programa Ler e Escrever

O Ler e Escrever abrange recursos e materiais de apoio

qua, 20/08/2008 - 8h24 | Do Portal do Governo

Os primeiros resultados do Programa Ler e Escrever, da Secretaria de Estado da Educação, têm agradado aos professores da rede de ensino. “Para mim, este ano está sendo mais positivo que os outros. Consigo a participação de um maior número de crianças e isso é muito importante”, julga a professora Elena Aparecida Borba de Paula, da 1ª série G da Escola Estadual Dom Pedro Villas Boas de Souza.

O Ler e Escrever abrange recursos e materiais de apoio elaborados com o objetivo de garantir a alfabetização de todas as crianças das primeiras séries de escolas da rede pública estadual de ensino. Envolve, também, a presença de um aluno pesquisador universitário como auxiliar do professor. “Acho que a maioria da minha turma foi além do esperado”, avalia a professora. “Quando o ano começou, eu tinha 17 alunos pré-silábicos, dos 24 da turma. Hoje, só tenho um”.

Lembrando que apenas o primeiro semestre de estudos foi transcorrido, a professora Elena ressalta o caso de um de seus alunos, que já usa o que aprendeu para ampliar os horizontes de comunicação: “Essa criança chegou aqui pré-silábica e, em contato com tudo isso, já está alfabetizada, inclusive escrevendo. Ele deixa recados para a mãe. Está usando a escrita porque precisa”.

Sucesso – Outra a atestar o sucesso do novo sistema de alfabetização é a aluna-pesquisadora Conceição Aparecida Clein, bolsista do Ler e Escrever na mesma escola. “A sala em que dou apoio está quase toda alfabetizada”, afirma. Florinda Odwara Conti, diretora da unidade, localizada no município de Embu-Guaçu (Diretoria de Ensino de Itapecerica da Serra), também considera que há avanços desde a adoção do programa, no início deste ano. Para ela, a iniciativa promove inclusão equilibrada de todos os alunos. “O interessante é que o programa está propiciando qualidade de ensino em igualdade a todos”.

Também dirigente de ensino em Itapecerica, a educadora Maria Madalena Roxo relata que as escolas sob sua responsabilidade têm obtido sucesso com a implementação da iniciativa. “Fico feliz com a participação da nossa região porque acho que estamos indo na linha certa”, observa.

Da Secretaria da Educação

(M.C.)