Vagas em hotelaria e turismo

Programa Via Rápida Emprego oferece mais de 150 cursos gratuitos; há opções de capacitação profissional em todas as regiões paulistas

ter, 28/08/2012 - 10h51 | Do Portal do Governo

Até o final do segundo semestre, o Via Rápida Emprego vai capacitar 4,5 mil trabalhadores nos segmentos de hotelaria e turismo. As aulas já começaram, mas ainda há 2 mil vagas para cursos gratuitos nas duas áreas em 52 municípios paulistas. Do total, 1,6 mil delas são para o interior e o litoral. O restante é para a capital e a Região Metropolitana de São Paulo.

O programa Via Rápida Emprego é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT). Lançado em julho de 2011, oferece treinamento profissional gratuito para quem busca ingressar no mercado de trabalho ou abrir negócio próprio.

A proposta é capacitar pessoal em diversas áreas, principalmente em hotelaria, hospitalidade e gastronomia. Além de aquecer o turismo regional, garante o sucesso de eventos internacionais, que serão realizados no Brasil, como a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016.

Em um ano, a Via Rápida Emprego atendeu 40 mil pessoas. Além dessas, no segundo semestre de 2012, já foram oferecidas mais 37 mil vagas em 150 cursos, distribuídas em 491 municípios. As capacitações são intensivas, com duração de no máximo três meses. Isso permite ao aluno concluir o curso rapidamente e se candidatar às oportunidades de emprego.

Demandas regionais

As modalidades de estudos foram definidas de acordo com as demandas regionais e serão executadas até outubro. Na capital, por exemplo, há oportunidades para quem deseja aprimorar as habilidades profissionais e atuar como agente de turismo. Com duração de um mês, o curso ensina conceitos de liderança e postura, além da elaboração de roteiros de visitação e orientação do público durante os passeios. Nas demais regiões do Estado, há opções para quem pretende trabalhar como camareira, recepcionista, garçom, porteiro, bartender, cozinheiro ou recreacionista.

As capacitações profissionais nas áreas de hotelaria e turismo serão realizadas em Escolas Técnicas (Etecs), Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e em unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e da Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape).

Para atender às necessidades imediatas de qualificação profissional nesses setores, o Via Rápida Emprego proporcionará também capacitação na carreta da hospitalidade. A unidade móvel, dotada de sala de aula para 20 alunos e dois laboratórios que simulam um quarto de hotel e um restaurante, oferecerá até novembro três cursos profissionalizantes (bartender, garçom e camareira), nas cidades de Cachoeira Paulista, Bom Jesus dos Perdões e Peruíbe.

O objetivo é propiciar um ambiente similar ao encontrado pelos profissionais no desempenho de suas atividades no dia a dia. Com duração de cem horas, o curso é ministrado pelos professores do Centro Paula Souza, fundação estadual contratada pela SDECT.

O objetivo é propiciar um ambiente similar ao encontrado pelos profissionais no desempenho de suas atividades no dia a dia. Com duração de cem horas, o curso é ministrado pelos professores do Centro Paula Souza, fundação estadual contratada pela SDECT.

Inscrição

Para participar é preciso ter idade mínima de 16 anos e residir no Estado de são Paulo. A inscrição deve ser feita no site do programa, que informa também a lista completa, com mais de 150 cursos. Os documentos necessários são RG e CPF. O nível de escolaridade exigido é variado. Cada participante recebe material didático e subsídio de transporte no valor de R$ 120. Desempregados, sem seguro-desemprego ou benefício previdenciário também têm direito à bolsa-auxílio mensal de R$ 210 durante o período do curso.

A seleção para os cursos é feita pela SDECT. Considera critérios como idade, escolaridade e renda familiar dos inscritos. Há prioridade para quem está desempregado ou é arrimo de família. O candidato selecionado será informado por correspondência oficial.

Da Agência Imprensa Oficial