USP em cinco canais na internet

  Entrevistas, reportagens, mesas-redondas, debates, espetáculos, documentários, revistas eletrônicas e várias outras atrações integram cinco novos canais digitais de TV que estão disponíveis ao público desde a última sexta-feira (21), […]

qua, 26/09/2012 - 9h59 | Do Portal do Governo

 

Entrevistas, reportagens, mesas-redondas, debates, espetáculos, documentários, revistas eletrônicas e várias outras atrações integram cinco novos canais digitais de TV que estão disponíveis ao público desde a última sexta-feira (21), com programação produzida pela Universidade de São Paulo (USP).

Veiculados pela internet, eles são fruto de um sistema de distribuição de vídeo digital e compõem a IPTV USP, lançado em versão experimental em 2007. “Essa é a consolidação do nosso projeto de democratização do acesso às informações culturais, educacionais e científicas da universidade”, diz Gil da Costa Marques, superintendente do setor de Tecnologia da Informação da USP, que é responsável pela iniciativa. A plataforma atual suporta até 100 mil acessos simultâneos e terá todos os vídeos disponíveis para download.

O sistema IPTV abrange o mecanismo de transmissão de sinais de vídeo ou TV por protocolo de internet, com a criação de cinco canais temáticos: Arte e Cultura, Ciência, Saúde, Tecnologia e TV USP.

Cada um deles é gerenciado por uma equipe da própria universidade, que cuida da grade e da produção dos programas. O sistema também abrange transmissões ao vivo, com sinal proveniente dos auditórios da USP, que permitem o acompanhamento em tempo real dos eventos em realização na universidade, como palestras, debates, simpósios e conferências. Além disso, está integrado ao Portal e-Aulas USP, que veicula videoaulas de professores da universidade, e possui acervo de 7 mil vídeos, para acesso sob demanda.

À disposição

O projeto da IPTV surgiu da necessidade de melhores mecanismos para a distribuição de vídeos da USP na internet, que têm grande demanda. Com subsídio da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), o grupo de trabalho de gerência de vídeo do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores da Escola Politécnica da USP (Larc-Epusp) investigou e desenvolveu a primeira versão da plataforma e a IPTV.

“A gente tinha feito uma tentativa de criar canais antes, em 2007, mas como não tínhamos ainda a infraestrutura adequada, não funcionou direito. Outro diferencial é que agora foram formadas equipes específicas para gerenciá-los”, explica a coordenadora do grupo, Regina Melo Silveira.

A programação veiculada na IPTV USP é aberta à comunidade em geral, por meio do site www.iptv.usp.br. Disponíveis 24 horas, os conteúdos são renovados a cada 6 ou 8 horas, de acordo com o canal Regina explica que mais de 99% do material poderá ser visto por todos que acessarem o site. “O objetivo do nosso trabalho é esse, que pessoas do mundo todo possam acompanhar o que acontece na universidade”, diz.

A única exceção, segundo ela, “ocorrerá no caso da veiculação de material com objetivo específico, como no caso de um vídeo da medicina que exponha um paciente, e que o professor queira que seja visto apenas por alunos da sua disciplina”. Em situações como essa, o vídeo só será acessível a quem tiver o login de acesso.

Da Agência Imprensa Oficial