Aos mestres, com carinho

Arquivo do Estado apresenta mosaico das antigas instituições de ensino, dos métodos pedagógicos e da história dos séculos 19 e 20

qua, 05/09/2012 - 10h42 | Do Portal do Governo

Um pouco – ou muito – da história da educação no Estado de São Paulo pode ser encontrada no site Memória da Educação, produzido pelo Arquivo Público do Estado. Reunindo documentos e fotos dos séculos 19 e 20, o espaço mostra como era a educação na capital e no interior, contada a partir do ponto de vista de alunos, professores, inspetores e diretores.

A viagem permite, ainda, conhecer as modificações dos métodos pedagógicos e das estruturas física e patrimonial da educação pública nos últimos anos. Memória da Educação é constantemente atualizado com documentos, que cobrem outros períodos e níveis de ensino. Estão disponíveis mais de 20 mil imagens de documentos, entre relatórios, fotos, manuais de instrução pública e publicações da época. Destaque para a revista A Escola, publicada em 1904, no atual município de São Manuel, antigo São Manoel do Paraízo, a 268 quilômetros da capital.

Embora dedicada essencialmente ao público infantil – Tudo o que ella publicar será escripto ao alcance de seus infantis leitores (trecho de sua primeira página) -, a revista abordava assuntos relevantes, incluindo elementos da natureza, questões filosóficas, civilidade e notícias nacionais e internacionais. Na página 3, por exemplo, há uma reportagem sobre o Grupo Escolar Dr. Augusto Reis, no município, com foco no perfil do professor da escola moderna.

A publicação foi de grande importância na discussão de vários aspectos da educação no começo do século 20 no Estado de São Paulo, indicando questões como o “ideal de professor, os valores morais que os alunos deveriam aprender na escola, o conteúdo ensinado, além de outros. Trata-se de documento histórico que reflete o momento no qual foi produzida.

Outras publicações servem de interessante fonte de pesquisa, entre elas Vinte annos de propaganda contra o emprego da palmatória e outros meios aviltantes no ensino da mocidade (1880), ou Guia para os professores primários começarem a instrucção dos surdos-mudos (1874). Já a Revista Escolar reproduzia atividades didáticas desenvolvidas na sala de aula e abordava, além do conhecimento prático, questões teóricas sobre as matérias para todos os níveis escolares.

As perspectivas dos educadores, dos funcionários administrativos e dos dirigentes da educação são temas da publicação. Exemplo: a preocupação com a higiene infantil, evidenciada na importância dada à inspeção médica escolar, como mostra a foto da jardineira escolar usada para esse fim, na Piracicaba de antigamente.

Chamam a atenção também em Memória da Educação as fotografias dos prédios escolares (alguns de arquitetura belíssima), bem como das atividades nelas desenvolvidas, por exemplo, pelos jovens estudantes, que aparecem em trajes esportivos, os shorts ballonnet. Um desses momentos é mostrado no Grupo Escolar Cardoso de Almeida, em Botucatu, com as alunas em plena aula de educação física. A conhecida Escola Normal Caetano de Campos, na capital, também está nas páginas do site, com fotos que fizeram história.

Da Agência Imprensa Oficial