Educação vai oferecer curso de pós-graduação para diretores

Desenvolvimento de habilidades de gestão é um dos focos do curso

ter, 06/10/2009 - 10h30 | Do Portal do Governo

O secretário da Educação, Paulo Renato de Souza, assinou nesta terça-feira, 6, convênio com a Fundação Lemann, entidade que atua pela melhoria da qualidade do ensino básico público por meio de projetos de gestão e formação de lideranças. O convênio vai oferecer curso de formação continuada gratuita aos diretores das escolas estaduais. A assinatura aconteceu durante a realização do 2º Seminário de Líderes em Gestão Escolar. 

Os focos principais do curso são o desenvolvimento de habilidades de gestão e o fortalecimento da liderança pedagógica. Ele será oferecido a 200 diretores de unidades da Grande São Paulo. Numa primeira fase, serão beneficiados 122 gestores de escolas das diretorias regionais de ensino de Americana, Caraguatatuba, Campinas e Presidente Prudente. 

Durante o seminário, também foi apresentado o programa do curso Gestão para o Sucesso Escolar (GSE), que já é aplicado pela Fundação nas redes públicas municipais e que agora está sendo estendido aos gestores da rede estadual de ensino. 

O curso é semipresencial e organizado em módulos. Os participantes deverão elaborar uma monografia de caráter prático, baseada em intervenções a serem implementadas na escola para melhorar o resultado dos alunos – esse trabalho indispensável para a certificação do curso.

Os participantes que obtiverem o aproveitamento esperado receberão a certificação de especialização Lato Sensu, reconhecida pela Secretaria e outorgada pela Universidade Anhembi Morumbi, parceira da Fundação Lemann.

Da Secretaria da Educação