Educação vai mapear estruturas e quantidade de alunos no Estado

Estudo será realizado em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe)

sex, 14/12/2007 - 11h16 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação vai realizar um completo mapeamento, em 2008, das cerca de 5.300 escolas estaduais. Além da quantidade de alunos por sala, o estudo, que acontecerá em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), irá averiguar toda estrutura física das unidades.

O objetivo da Secretaria é reorganizar a rede estadual de ensino. “Queremos avaliar como está a acomodação da demanda e, se necessário, adotar ações para a melhoria do atendimento. A prioridade é a qualidade no aprendizado”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

A pesquisa começará em 2008. Atualmente, 4% do total de escolas da rede estadual estão acima do previsto na Resolução 125 da Secretaria, pois estão em áreas de movimentação populacional intensa.

“São Paulo tem a maior rede de educação do Brasil. É importante que tenhamos um novo mapa, completo, apontando o que precisa ser alterado, ampliado ou reorganizado”, diz a secretária.

Recentemente a Secretaria lançou um plano de metas e ações que inclui a reestruturação das escolas estaduais. Até 2010 serão construídas 74 escolas e reformadas e ampliadas outras 77. Ainda está prevista recuperação e cobertura de 2315 quadras de esportes, implantação de salas de informática e de material de apoio a ciências e kits-multimídia para salas de professores, entre outras medidas.

Da Secretaria de Educação