Educação: USP oferece curso para alunos da rede pública de São Paulo

A seleção dos alunos será feita em duas fases

qua, 10/05/2006 - 9h10 | Do Portal do Governo

Até o dia 15 de maio, estão abertas as inscrições para a seleção de alunos para o Projeto Espaço de Orientação de Estudos, promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (USP). Poderão inscrever-se no projeto estudantes egressos da rede pública de ensino de São Paulo que estejam matriculados na terceira série do ensino médio em 2006 ou que concluíram o ensino médio em dezembro de 2005 ou janeiro de 2006. O objetivo é ampliar as horas de estudos desses alunos e prepará-los para os exames vestibulares, especialmente os das universidades públicas do Estado.

O curso é gratuito e prevê a realização de aulas de reforço, de segunda a sexta-feira, e plantão de dúvidas e atividades extracurriculares, aos sábados, no período de 29 de maio a 15 de dezembro. São oferecidas 160 vagas, distribuídas em três turmas, uma na Cidade Universitária, no Butantã, no período noturno, e duas no Núcleo de Apoio Social, Cultural e Educacional (Nasce) da USP, em Ermelino Matarazzo, à tarde e à noite. A turma do período vespertino terá aulas das 13h30 às 17h45, e as turmas noturnas, das 18h15 às 22h30. Aos sábados, o horário será das 8h30 às 13h30.

A seleção dos alunos será feita em duas fases. A primeira, de caráter eliminatório e exigência mínima de 60% de aproveitamento, será composta por uma prova com 40 questões de múltipla escolha sobre o conteúdo curricular do ensino médio das disciplinas de biologia, física, geografia, história, literatura, língua portuguesa, matemática e química. Os aprovados na primeira fase serão submetidos a uma entrevista com uma banca examinadora, com três avaliadores, que analisarão os aspectos concernentes ao perfil socioeconômico e ao rendimento escolar do candidato.

Para efetuar a inscrição, os candidatos deverão apresentar declaração emitida pela escola com notas e freqüência em 2006, para os que ainda estão na terceira série do ensino médio, ou cópia do histórico escolar e certificado de conclusão, para os concluintes em dezembro de 2005 ou janeiro de 2006, além dos originais da cédula de identidade e comprovante de residência.

As inscrições poderão ser feitas no Nasce, localizado à Rua Professor Antonio de Castro Lopes, 1309, em Ermelino Matarazzo, e na sala 230 da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação, cujo endereço é Avenida da Universidade, 305, Cidade Universitária, das 10h às 16h.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (11) 6943-3530.

Da USP