Educação: USP oferece 498 vagas de transferências para estudantes de cursos universitários

Exame estará aberto a alunos de cursos superiores do Brasil e do exterior, exceto para graduandos de cursos seqüenciais

qua, 31/05/2006 - 15h05 | Do Portal do Governo

A Universidade de São Paulo (USP) realizará neste ano o Exame de Transferência – 2007, aberto a estudantes de cursos superiores do Brasil e do exterior, exceto para graduandos de cursos seqüenciais. Alunos com matrícula trancada poderão participar do processo. Se aprovados, deverão estar regularmente matriculados no primeiro semestre de 2007.

O processo de transferência conjunto USP/Fuvest preencherá 498 vagas: 45 na área de Biológicas, 371 na de Exatas e 82 na de Humanidades. Há ainda outras, que serão preenchidas por meio de concursos promovidos diretamente por três escolas que não participam da prova de pré-seleção da Fuvest. São elas: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – São Paulo (somente para os cursos de Ciências Sociais, Filosofia, Geografia e História; o número de vagas será informado em edital); Instituto de Física de São Carlos – 14 vagas; Instituto de Química de São Carlos – 2 vagas.

Duas etapas 

Haverá duas etapas no processo de transferência USP/Fuvest. No dia 30 de julho, será a prova de pré-seleção. Os selecionados nessa etapa continuarão o processo nas diversas unidades da USP, segundo datas e regras divulgadas nos editais, disponíveis nas respectivas seções de alunos. Todos os candidatos farão provas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Aqueles que disputam vagas na área de Humanas terão ainda questões de Cultura Contemporânea; os de Biológicas responderão a perguntas de Genética e Bioquímica, e os de Exatas farão testes de Física e Matemática. O exame de pré-seleção terá 80 questões.

Serão classificados para a segunda etapa três candidatos por vaga, com exceção dos cursos de Artes Cênicas, Artes Plásticas, Música e Curso Superior do Audiovisual, oferecidos pela Escola de Comunicações e Artes (ECA), que terão oito candidatos por vaga. É recomendável que os interessados consultem os editais da Fuvest e da escola na qual pretendem ingressar, antes de efetuarem o pagamento da taxa.

SERVIÇO

A compra do manual e o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 85, deverão ser feitos nas agências do Banespa, entre os dias 21 e 23 de junho. Os postos de inscrição funcionarão nesse mesmo período, das 11 às 17 horas e no dia 24 de junho, das 9 às 15 horas. Mais informações, no site www.fuvest.br

Da Agência Imprensa Oficial