Educação: Unicamp de Portas Abertas já tem 320 escolas e 24 mil inscritos

Das escolas cadastradas, 107 são públicas, 173 privadas, 19 técnicas, 9 cursinhos e 12 cursinhos alternativos

ter, 20/06/2006 - 18h52 | Do Portal do Governo

Faltando pouco mais de dois meses para a quarta edição da Unicamp de Portas Abertas (UPA), 320 escolas já confirmaram participação no evento e com elas um público de 24 mil estudantes até o momento. Das mais de 300 escolas cadastradas, 107 são públicas, 173 privadas, 19 técnicas, 9 cursinhos e 12 cursinhos alternativos. As escolas interessadas na participação na UPA 2006 devem acessar o site e preencher a ficha de inscrição. A UPA acontece nos dias 1 e 2 de setembro.

Presentes pela terceira vez na UPA, o Colégio Engenheiro Juarez de Siqueira Brito Wanderley, de São José dos Campos (SP), trará para a UPA 200 estudantes. Segundo Manoela Costa, relações públicas da instituição, todos são alunos da segunda série do ensino médio. “Uma das propostas do colégio é auxiliar na escolha profissional. Por isso levamos sempre alunos da segunda série”, ressaltou Manoela. Apesar de ser uma escola privada, o Colégio Engenheiro Juarez de Siqueira Britto Wanderley é mantido pelo Instituto Embraer de Educação e Pesquisa e gerenciado pelo Sistema Pitágoras de Ensino. Está em seu quinto ano de funcionamento e procura resgatar e superar, durante os três anos do ensino médio, as dificuldades pedagógicas da vida escolar dos alunos, preparando-os para o ingresso nas melhores universidades do país.

A escola proporciona o ensino médio gratuito a alunos provindos da rede pública de ensino de São José dos Campos, Taubaté, Caçapava e Jacareí. Mantém 600 alunos (200 em cada série do ensino médio) e oferece aos educandos transporte, alimentação, material didático e educação de alta qualidade. O Colégio formou a sua primeira turma em 2004, aprovando 82% dos seus alunos nos exames vestibulares. Já em sua segunda turma, os formandos de 2005 elevaram esse índice de aprovação para 94,5%. Atualmente, estudam na Unicamp 28 ex-alunos do colégio. Para o coordenador da área de humanas, Daniel Augusto Ferraz Leite, o esquema de organização da UPA favorece o acolhimento dos estudantes, apresentando um ambiente organizado e receptivo. “Para os estudantes existe uma diferença antes e depois da UPA. Muitos estabelecem a Unicamp como prioridade”, observou Ferraz Leite.

D. Pedro II

Para a coordenadora de ensino médio do Colégio D. Pedro II, de Americana (SP), Marta Marques, é fundamental que o aluno conheça uma universidade do porte da Unicamp, antes mesmo de fazer sua opção futura. “Por isso costumamos levar até alunos de 8ª série para essa visita. Eles voltam entusiasmados e começam a fazer um projeto de vida”, afirmou Marta. No vestibular 2005, o D. Pedro II teve 12 alunos aprovados na Unicamp. Para este ano, o colégio virá para a UPA com uma delegação de 400 estudantes. A coordenadora apenas lamenta que a Unicamp não tenha mais vagas disponíveis no vestibular.

Jeverson Barbieri

Da Unicamp