Educação: Unesp elabora atlas de três cidades paulistas

nd

qua, 20/06/2001 - 10h48 | Do Portal do Governo

Limeira, Rio Claro e Ipeúna foram as três cidades do interior paulista escolhidas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Rio Claro, para a elaboração de atlas municipais.

O trabalho foi feito pelo Grupo de Desenvolvimento de Materiais Didáticos (GDMD) do Instituto de Biociências da Unesp. A equipe do projeto, coordenada pela professora Rosângela Doin de Almeida, reuniu dez professores do ensino fundamenl das áreas de História, Geografia e Ciências no período de março de 1997 a maio de 1999.

Os docentes buscaram dados e informações em fontes originais, atualizando mapas já existentes ou criando novos materiais didáticos adequados a crianças de 9 a 13 anos. Mais de 500 alunos de 3ª a 6ª série participaram da iniciativa.

O trabalho resultou em três volumes cartográficos com a localização dos municípios no país e no mundo, divisão político-administrativa, rede viária, bairros e setores da área urbana, núcleos rurais, sítios arqueológicos, ocupação e povoamento, perfil da cidade em outros tempos, expansão urbana, bacias hidrográficas, gestão de recursos hídricos e
saneamento básico.

O projeto contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, dentro do Programa de Apoio à Melhoria do Ensino Público, com bolsas de estudo e recursos para a aquisição de três microcomputadores, uma impressora, um scanner e outros materiais de consumo.