Educação: Unesp de Bauru recebe inscrições para cursos de pós-graduação em Engenharia

São 33 vagas, em nível de mestrado, para duas áreas de conhecimento; inscrições terminam dia 14 de junho

ter, 06/06/2006 - 11h10 | Do Portal do Governo

Está aberta a temporada de cursos de pós-graduação, nível de mestrado, na Faculdade de Engenharia da Unesp, em Bauru. As inscrições para o exame de seleção vão até o dia 14 e abrangem as áreas de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica. O primeiro tem 18 vagas: cinco para a linha de Pesquisa e Gestão Ambiental, quatro para Métodos Quantitativos Aplicados e nove destinados à Gestão Estratégica da Produção e Sistemas. O objetivo é capacitar recursos humanos para a pesquisa científica e docência de alta qualidade, além de fornecer formação em pós-graduação stricto sensu para suprir a demanda de docentes e pesquisadores em instituições de ensino e pesquisa.

O pós-graduado pelo curso deverá ser capaz de abordar de forma científica os problemas de gestão de operações e sistemas nas organizações em geral, com visão ampla e conhecimentos multidisciplinares, criando soluções e tecnologias adequadas à realidade do País e do centro-oeste do Estado de São Paulo. A área de Engenharia Mecânica oferece 15 vagas, dentro das três áreas de concentração – Fenômeno de Transporte, Processos de Fabricação e Projeto Mecânico –, direcionadas à formação de recursos humanos com competência em pesquisa científica e tecnológica, ensino de Engenharia Mecânica e áreas correspondentes. A finalidade é promover a integração entre universidade e empresas e favorecer a criação e a difusão de inovações tecnológicas e o compartilhamento de recursos humanos e materiais.

O curso visa à incorporação e consolidação da tecnologia contemporânea, buscando, especialmente, identificar e estimular as vocações regionais e setoriais, de modo a permitir o crescimento do número de profissionais capazes de introduzir tratamento científico-tecnológico na solução de problemas industriais. A promoção da cultura de pesquisa cooperativa e a colaboração no desenvolvimento da tecnologia empresarial em bases competitivas e sustentáveis são outros destaques.

Documentação 

Os candidatos de Engenharia de Produção deverão preencher o requerimento (fornecido pela seção de pós) com cópia autenticada ou a apresentação do original do diploma de graduação e histórico escolar; proposta de projeto de pesquisa de, no máximo, dez páginas, currículo na Plataforma Lates, impresso e com apresentação dos comprovantes; cópias do RG, CPF, quitação do serviço militar, título eleitoral, certidão de nascimento ou casamento; uma foto 3×4 recente e comprovante de pagamento de taxa de inscrição de R$ 37, recolhidos na seção de Finanças da Faculdade de Engenharia.

SERVIÇO

Informações na Seção de Pós-Graduação da Faculdade de Engenharia:

Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01 – Vargem Limpa – Bauru – SP – CEP 17033-360 – Caixa Postal 473 – Tel. (14) 3103-6108 – E-mail spg@feb.unesp.br. Site: www.feb.unesp.br

Da Agência Imprensa Oficial

C.C.