Educação treina 416 monitores do Acessa Escola

Eles participaram de um curso de capacitação sobre o programa

seg, 29/06/2009 - 16h00 | Do Portal do Governo

Mais de 400 alunos do Ensino Médio que atuam como monitores do Programa Acessa Escola passaram por um curso de capacitação sobre os princípios do programa no sábado, 27. Neste primeiro módulo, os estudantes das Diretorias de Ensino de Sorocaba, Itu e São Roque participaram de três oficinas onde foram treinados sobre os programs meta-habilidade, avatar e tecnosfera.

O curso foi oferecido gratuitamente pela Secretaria, via Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) em parceria com a Escola do Futuro da Universidade de São Paulo (USP). As aulas aconteceram no núcleo de tecnologia da Diretoria de Ensino de Sorocaba. Os estagiários receberam material didático, camiseta do Acessa Escola (uniforme), transporte e alimentação. 

A proposta do encontro foi oferecer uma visão ampla da dimensão do programa e suas normas, além de abordar as habilidades mais importantes do estagiário e o papel que se espera de cada um na gestão da sala de internet.

O Programa Acessa Escola é um projeto inovador da Secretaria da Educação para manter abertos, durante todo o período de aulas, as salas de informática das escolas estaduais. Todos os estudantes da rede estadual poderão utilizar os laboratórios a qualquer momento, não apenas durante as aulas.

Em maio, o programa chegou às regiões do interior do Estado, litoral e Grande São Paulo, onde serão implantadas salas de informática em 1.925 escolas de 239 cidades.

O que é o Acessa Escola 

O Programa Acessa Escola instala nas escolas estaduais uma sala com computadores de última geração e internet banda larga, que fica aberta nos três períodos letivos: manhã, tarde e noite. Nos finais de semana, a sala fica disponível para uso dos moradores do bairro, em parceria com o Programa Escola da Família.

Os atendimentos são feitos de duas formas: em aula, quando professores e alunos se reúnem na sala do Acessa Escola para pesquisar, interagir e aprender por meio dos computadores e da Internet, e por meio de uso livre, quando alunos, professores e funcionários podem navegar, fazer pesquisas, formatar e imprimir trabalhos, usar programas de conversação on-line, participar de redes sociais, criar seu próprio endereço de e-mail e usar serviços de Governo Eletrônico.

Os estagiários que atuam no Acessa Escola são alunos de Ensino Médio, que estudam em escolas da rede pública estadual. Eles recebem bolsa-estágio no valor de R$ 340 mensais, além de auxílio transporte, e dedicam quatro horas diárias de trabalho na sala de internet da escola.

O aluno estagiário realiza atividades voltadas ao atendimento dos usuários, atuando como facilitador e orientando iniciantes sobre como navegar na internet e usar o computador. Sua capacitação é continuada e visa prepará-los para o desenvolvimento das atividades previstas.