Educação terá estande na 21ª Bienal do Livro

Pela primeira vez, secretaria marcará presença no evento com espaço próprio, temático e que oferecerá diversas atividades para os visitantes

seg, 09/08/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

A interatividade será uma das atrações na 21ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo e estará presente também no estande temático da Secretaria da Educação. Esta será a primeira participação da secretaria participará no evento com um estande próprio. No espaço de 200 m², haverá três núcleos, sob o tema “Eles leram, nós lemos, eles lerão”.

O primeiro núcleo proporcionará aos visitantes uma viagem pela história, conduzida pelas formas de comunicação através dos tempos, a partir da pintura rupestre, passando pela antiguidade, idade média, moderna até chegar à internet e ao livro digital dos dias atuais. O espaço foi criado por uma equipe da secretaria, com cenografia de João Carlos Serroni, e as visitas serão orientadas por monitores.

No segundo núcleo, haverá uma réplica da Sala de Leitura, nos moldes das salas existentes nas escolas estaduais, que abrigam o acervo de cada unidade e oferecem um ambiente exclusivo para leitura aos alunos e professores. O espaço terá uma programação diversificada de oficinas (contação de histórias, cordel, leitura dramática, mangá, HQ e sarau), ministradas por educadores da Poiesis/ Associação dos Amigos da Casa das Rosas. No local também haverá exposição de publicações e projeção de imagens das Salas de Leitura com detalhes sobre os programas e projetos de incentivo à leitura promovidos pela secretaria.

O terceiro núcleo será o Espaço de WEB, onde os visitantes poderão postar mensagens sobre suas leituras e produções, em comunidades virtuais de alunos e professores, em uma rede especialmente criada para os participantes da Bienal.

Da Secretaria da Educação