Educação: Telecurso TEC amplia oferta de cursos técnicos para trabalhadores no Estado

Projeto é resultado de parceria entre o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e a Fundação Roberto Marinho

qua, 22/03/2006 - 17h13 | Do Portal do Governo

Projeto é resultado de parceria entre o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e a Fundação Roberto Marinho

Para ampliar a oferta de cursos técnicos para trabalhadores, o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento de São Paulo e a Fundação Roberto Marinho lançaram, em parceria, o Projeto Telecurso TEC – cursos modulares de nível técnico, que utilizam abrangente sistema de educação a distância e presencial. A iniciativa foi apresentada no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em São Paulo. Foi promovido um debate com mediação do diretor, apresentador e roteirista de TV Marcelo Tas. Analistas e estudiosos de assuntos relacionados ao curso técnico no País discutiram educação profissional, empregabilidade e educação a distância.

O Telecurso TEC está estruturado em módulos. Ao final de cada um, serão realizados exames públicos, com a correspondente certificação dos aprovados. Para dar conta do desafio de atender à numerosa população, dispersa geograficamente, o Telecurso TEC utilizará recursos, como exibição em TV aberta, livros, Internet e acompanhamento por ambiente virtual. Os educadores participantes utilizarão um processo constante de capacitação e acompanhamento. Além de encontros presenciais periódicos, será criado um ambiente virtual que possibilitará a troca de informações e o trabalho colaborativo por meio da Internet.Três modalidades – O curso terá três modalidades. Qualquer que seja a opção, o estudante só poderá obter a certificação depois de aprovado em exame público presencial.

Na modalidade aberta, o curso é exibido pela TV e acompanhado individualmente pelos estudantes, com apoio de livros e outros recursos didáticos (ambiente virtual, materiais impressos e CD-ROM).

No modo virtual, os alunos são organizados em turmas de educação a distância, permanentemente apoiadas por um tutor. Poderão utilizar livros, ambiente virtual e outros recursos didáticos – TV, materiais impressos e CD-ROM.

Na modalidade presencial, os estudantes são organizados em turmas, com a coordenação de um orientador de aprendizagem. Além dos livros, dos vídeos, do ambiente virtual e da dinâmica pedagógica de sala de aula, terão apoio de materiais impressos e CD-ROM. Os primeiros cursos são Administração, Gestão de Pequenas Empresas, Assessoria/Secretariado, Vendas e Representação Comercial; e Turismo.

SERVIÇO

Mais informações, no site www.centropaulasouza.com.br

Da Agência Imprensa Oficial