Educação: Sete mil alunos da rede pública visitam o interior

Programa Redescobrindo o Interior beneficia crianças do litoral e grande São Paulo

seg, 10/07/2006 - 8h59 | Do Portal do Governo

A Fundação Prefeito Faria Lima – Cepam coordena, entre 10 e 21 de julho, mais uma edição do Redescobrindo o Interior, que vai levar cerca de 7 mil crianças para o Interior paulista, durante o período de férias escolares.

São alunos da rede oficial de ensino, com idades entre 9 e 11 anos da Capital, grande São Paulo e municípios do litoral que vão viajar para conhecer as paisagens e o modo de vida rural.

As delegações, com 40 crianças cada, de 21 municípios da Grande São Paulo, incluindo a Capital, e 15 do Litoral, vão partir para 173 cidades do Interior do Estado. Cada delegação leva 20 meninos e 20 meninas, sempre acompanhados por um motorista e monitores inscritos e treinados pelo Cepam.

Durante a estadia de uma semana, as crianças participam de uma série de atividades culturais e de lazer que lhes permitam vivenciar a identidade cultural do interior, o modo de vida rural e das pequenas cidades. Estão programadas visitas a fazendas, áreas de produção de alimentos e laticínios, indústrias regionais, fábricas, plantações, museus, além de brincadeiras, grupos de teatro, oficinas de artes, jogos e passeios.

O projeto faz parte do programa Caravanas do Conhecimento, que, durante o Interior na Praia, em janeiro, levou quase nove mil crianças para conhecer o mar pela primeira vez, vindas de 164 municípios de todas as regiões do Estado. Agora, os participantes do Redescobrindo fazem o caminho inverso.

Nos 173 municípios que vão receber as delegações, as escolas da rede oficial de ensino foram adaptadas para servir de alojamento às crianças.

Estão previstas cinco refeições diárias elaboradas por nutricionistas e cada alojamento terá um coordenador, responsável por qualquer tipo de emergência.

As viagens começam sempre às segundas-feiras pela manhã e seu retorno está previsto para a sexta-feira. Todas as crianças passam por exames médicos antes do início da viagem.

A programação completa das atividades e cidades participantes, com os locais e telefones para contato, está disponível na página do programa Caravanas do Conhecimento, no site do Cepam (www.cepam.sp.gov.br).

Histórico

Criado durante o governo Montoro, transformou-se num dos maiores programas de turismo educacional realizado pelo governo do estado, mobilizando mais de 160 mil crianças de 1984 a 1990 – período em que foram realizadas 8 edições do Interior na Praia e 8 do Redescobrindo o Interior.

Relançado oficialmente, em 2004, o Programa Caravanas do Conhecimento – Interior na Praia e Redescobrindo o Interior foi instituído em caráter permanente através do Decreto Estadual 50.269, de 1° de dezembro de 2005, sob a coordenação geral do Cepam. Realizado anualmente em duas etapas, nas férias de janeiro e julho, o Programa beneficiou mais de 30 mil crianças.

Dados gerais:

36 municípios visitantes (21 da Grande São Paulo; 15 do Litoral);

173 municípios hospedeiros (interior);

173 delegações;

6.920 crianças;

692 monitores;

173 motoristas;

173 policiais militares e guardas municipais;

173 alojamentos;

Realização:

Governo do Estado de São Paulo (Secretarias de Estado de Economia e Planejamento e da Educação) e Prefeituras Municipais.

Coordenação e execução:

Fundação Prefeito Faria Lima – Cepam

Parceiros:

Secretarias de Estado da Cultura; de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento; da Juventude; Esporte e Lazer; da Saúde; da Segurança Pública; dos Transportes; e do Turismo.

Apoio:

Agência de Transportes do Estado de São Paulo – Artesp; Departamento de Estradas de Rodagem – DER; Desenvolvimento Rodoviário S/A; e Departamento de Suprimento Escolar – DSE.

Patrocínio:

Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp.

Da Assessoria de Comunicação do Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal – Cepam

C.C.