Educação: Secretaria realiza Conferência Estadual de Educação Escolar Indígena

Evento será realizado na Cidade Universitária da USP

qui, 27/07/2006 - 10h07 | Do Portal do Governo

Um grande debate sobre a educação escolar das populações indígenas será realizado na primeira Conferência Estadual de Educação Escolar Indígena. O evento será nos dias 27 e 28 de julho na Cidade Universitária da Universidade de São Paulo, zona Oeste da Capital.  A iniciativa é da Secretaria de Estado da Educação e são esperados cerca de 300 participantes, entre educadores, autoridades indígenas e não indígenas.

Esta é a fase estadual da Conferência de Educação Indígena. A primeira, realizada em maio, teve âmbito regional e produziu o material que será abordado agora. Serão abordados nove temas principais, todos estabelecidos pela comissão organizadora a partir da vivência nas escolas indígenas. São eles: Formação inicial e continuada dos professores indígenas; Cultura e Educação Escolar Indígena; Língua Materna e a Escola Indígena; Infra-estrutura Física das Escolas Indígenas; Material didático diferenciado; Educação Básica – Fundamental e Médio; Educação de Jovens e Adultos-EJAI; Educação Infantil Indígena e Experiências Interculturais.

A Conferência também fará uma avaliação da situação atual da educação escolar indígena e poderá propor diretrizes para o seu aperfeiçoamento.

Participam deste primeiro encontro representantes das etnias Guarani, Kaingang, Krenak, Terena, Tupi-Guarani

No primeiro dia, o evento será realizado na Anfiteatro Camargo Guarnieri. No dia 28, a Conferência será no Auditório da Escola de Aplicação.

Serviço:

1ª Conferência Estadual de Educação Escolar Indígena

Data: 27 e 28 de julho

Horário: a partir das 8 horas

Local: Cidade Universitária (USP)

Anfiteatro Camargo Guarnieri – Avenida do Anfiteatro nº 109

Auditório da Escola de Aplicação (Faculdade de Educação) – Avenida da Universidade nº 308.