Educação: Secretaria pretende sensibilizar professores sobre centenário da imigração japonesa

Projeto prevê convênios com universidades japonesas para formar professores brasileiros e japoneses

ter, 22/08/2006 - 21h19 | Do Portal do Governo

Brasil e Japão comemoram em 2008, o centenário da imigração japonesa. Um grupo de trabalho criado no ano passado prepara o calendário de atividades, e a Secretaria Estadual da Educação pretende sensibilizar alunos e professores sobre a importância do relacionamento entre brasileiros e japoneses.

No sábado, dia 19, a secretária Maria Lucia Vasconcelos, anunciou durante o 17º Simpósio Nipo-Brasileiro de Educação, realizado no Centro do Professorado Paulista (CPP), o Programa Viva Japão que criará junto às escolas um processo de pesquisa e conhecimento da cultura japonesa. “Somos diferentes que se completam e não há nada melhor que a educação para fazer essa ligação”, disse a secretária.

Uma comissão foi criada para desenvolver estudos relacionados à questão educacional dos filhos dos dekasseguis que vivem no Japão. O projeto prevê convênios com universidades japonesas para formar professores brasileiros e japoneses, capacitados para dar aulas a esses alunos. Desde o ano passado, a Secretaria de Estado da Educação cedeu a Escola Estadual Campos Salles , situada na Liberdade, para sediar o Centro de Preservação da Cultura Japonesa Manabu Mabe. Além disso, vai editar juntamente com a Imprensa Oficial e a Associação da Comunidade Japonesa , um livro sobre a Imigração Japonesa no Brasil.

Escolas públicas de São Paulo ensinam japonês

Os cursos de japonês são dados em 16 escolas estaduais de São Paulo, em Centros de Estudos de Línguas (CEL ): 10 ficam no interior ( Adamantina, Assis, Bauru, Itapecerica da Serra, Marília, Presidente Prudente, Registro, São José dos Campos, Suzano e Taubaté ). Uma na Grande São Paulo (em Carapicuíba) e 5 na capital (EE Profº Alberto Levy (Indianópolis), EE Rui Bloem (Mirandópolis), EE Alexandre de Gusmão (Ipiranga), EE Prof. Dr. Laerte Ramos (Vila Santa Maria /Sul 3) e Cefam Leste 3 (Cohab José Bonifácio / Itaquera).
Da Secretaria da Educação