Educação: Secretaria lança Programa para Restauro de Escolas Estaduais

Proposta inicial é restaurar 13 escolas localizadas no Interior, Litoral, Capital e Grande São Paulo

ter, 30/01/2007 - 15h33 | Do Portal do Governo

Será lançado na sede da Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo, nesta terça-feira, dia 30, às 16 horas, o Programa de Restauro de Edificações Escolares Estaduais. Idealizado a partir dos projetos de restauração da Escola Estadual Rodrigues Alves, da Avenida Paulista, e da Escola Estadual Nossa Senhora da Penha, o programa pretende restaurar inicialmente 13 escolas estaduais localizadas nos municípios de Caçapava, Iguape, Itapetininga, Mauá, Mogi-Guaçu, Mogi-Mirim, Piracicaba, Santa Cruz das Palmeiras, Santos, Santo André, São José dos Campos, São Paulo e Ribeirão Preto.

O anúncio do programa será feito pela secretária da Educação do Estado, Maria Lucia Vasconcelos, durante a solenidade que contará com a participação de prefeitos, dos gestores culturais, patrocinadores e executores do projeto. “O país vive um momento importante de integração entre os poderes público e privado. Assim, é fundamental uma parceria para a recuperação de nossas escolas, que tem por objetivo não só a restauração física, mas também o resgate de valores históricos e culturais”, diz a secretária.

O evento contará ainda com a presença do presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), Carlos Degello, uma vez que as escolas participantes do programa são tombadas pelo patrimônio histórico. Em seguida, será assinado o acordo de cooperação técnica entre as prefeituras das cidades de Caçapava, Piracicaba e São José dos Campos e o Governo do Estado de São Paulo. O presidente do HSBC Brasil, Emilson Alonso, também participará do evento, oficializando a assinatura do termo técnico de restauro da Escola Estadual Nossa Senhora da Penha, obra patrocinada pelo banco.

O público acompanhará ainda a abertura da mostra sobre o restauro da Escola Estadual Rodrigues Alves, uma parceria da Secretaria de Estado da Educação com a FormArte. Serão apresentados painéis fotográficos que mostram as diversas fases do restauro, a maquete do prédio escolar e as oficinas pedagógicas desenvolvidas em todas as disciplinas. A exposição, que ficará no prédio da Secretaria, na Praça da República, terá duração de 2 meses.

Exemplos

Em maio do ano passado, foi entregue o prédio restaurado da Escola Estadual Rodrigues Alves, na Avenida Paulista. A intervenção durou 3 anos e foi realizada por meio das Leis de Incentivo Fiscais Municipal e Federal, sem ônus para o Estado, com as parcerias da FormArte, Concrejato e patrocínio exclusivo do ABN AMRO Bank / Banco Real, que investiu R$ 3,5 milhões. O prédio da unidade escolar, projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, foi tombado pelo Condephaat em 1985.

Outra unidade que já teve o restauro iniciado é a Escola Estadual Nossa Senhora da Penha. O projeto de restauro está baseado na Lei Rouanet. O trabalho conta com o patrocínio do banco HSBC, gestão cultural da FormArte Projetos, Produção e Assessoria e execução da Concrejato, empresas especializadas em restaurações arquitetônicas de monumentos históricos como as obras já realizadas na Catedral da Sé e Capela de São Miguel Paulista. “Estamos felizes por dar início a mais um trabalho de resgate da memória cultural de São Paulo, e poder devolver à comunidade um patrimônio tão significativo quanto às escolas”, adianta Rosana Delellis, diretora da FormArte.

As escolas

O Programa de Restauro de Edificações Escolares Estaduais compreende as seguintes escolas estaduais:

Caçapava – EE Ruy Barbosa

Iguape – E.M.E.F Vaz Caminha (prédio da rede estadual)

Itapetininga – EE Coronel Fernando Prestes

Mauá – EE Prof. Emiko Fujimoto

Mogi-Guaçu – EE Pe. Armani

Mogi-Mirim – EE Cel. Venâncio

Piracicaba – EE Barão Rio Branco

Ribeirão Preto – EE Fábio Barreto

Santo André – EE Adamastor de Carvalho

Santos – EE Barnabé

São José dos Campos – EE Sant’Ana do Paraíba

São Paulo – EE Caetano de Campos

Santa Cruz das Palmeiras: EE Dr Carlos Guimarães

Serviço

Lançamento do Programa de Restauro de Edificações Escolares Estaduais

Data: 30.01.2007

Horário: 16 horas

Local: Secretaria de Estado da Educação – Praça da República nº 53 – Centro – São Paulo/SP

Da Secretaria da Educação