Educação: Secretaria está de portas abertas para novos parceiros do Programa Empresa Educadora

Recuperação da auto-estima dos alunos e envolvimento da comunidade estão entre as principais vantagens da iniciativa

qua, 21/06/2006 - 13h34 | Do Portal do Governo

Reforma em salas de aula, pátio e bibliotecas, laboratórios com equipamentos novos e equipe de funcionários especializa em limpeza são investimentos que contribuem para a melhoria do ambiente escolar e recuperação da auto-estima dos alunos. Isso já é possível em muitas escolas estaduais graças ao Programa Empresa Educadora, que possibilita a parceria entre as unidades escolares e empresas da iniciativa privada preocupadas com a responsabilidade social e melhoria na qualidade do ensino. É o caso da empresa Porto Seguro e da Sertrading S/A, que interagem nas escolas Escolas Estaduais Etelvina de Góes Marcucci e Luís Gonzaga Travassos da Rosa , localizadas em bairros carentes da zona Sul de São Paulo.

Melhoria da estrutura e do ensino

O projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação já tem bons resultados como, por exemplo, investimentos em materiais de segurança, informática, no setor administrativo e nos uniformes, além de reformas gerais, contratação de funcionários e entregas de prêmios para motivar a equipe escolar. A secretária de Educação, Maria Lucia Vasconcelos, visitou as escolas na tarde desta terça-feira, dia 20, e viu de perto os resultados. “Ter as empresas como parceiras é importante porque elas ajudam a recuperar a auto-estima do aluno. Com isso, o envolvimento da comunidade no dia a dia da escola também aumenta”, observou Maria Lucia.

De acordo com os objetivos do Programa, por meio do Escola Educadora o Estado continua fazendo investimentos educacionais em recursos humanos e físicos, enquanto a empresa contribui com um projeto para a escola, que vai beneficiar a comunidade na prática da cidadania e até na qualificação para o mercado de trabalho, ajudando a diminuir as diferenças existentes.

Como funciona

A empresa interessada em participar do Programa Empresa Educadora escolhe uma escola na sua região e se dispõe a investir na unidade, seja em recursos financeiros (sem valor mínimo) ou humanos, desde manutenção do prédio, limpeza, merenda, uniformes, livros e materiais pedagógicos, assistência médica e odontológica até capacitação de professores, diretores e funcionários. Isso pode ser feito diretamente pela empresa ou por meio de organização não-governamental, associação ou fundação.

Os recursos são repassados diretamente para a Associação de Pais e Mestres (APM) da escola que, em conjunto com a empresa, decide as prioridades de acordo com as diretrizes educacionais da Secretaria. Após um ano de realização do Programa, a empresa recebe o Selo Empresa Educadora , outorgado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, que permitirá seu reconhecimento como uma instituição ativa e socialmente responsável.

O acordo entre a escola e a empresa educadora é firmado formalmente, tendo em vista os procedimentos legais previstos na Resolução SE nº 24, de 05/04/2005.

O que fazer para participar

Basta entrar em contato com a Gerência de Fortalecimento Institucional e Parcerias da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), pelo telefone (11) 3327-4247 ou pelo e-mail empresaeducadora@fde.sp.gov.br.

Da Secretaria da Educação