Educação: Secretaria e Santander Banespa firmam novo convênio

Projeto formará professores de Língua Espanhola em todo o Estado de São Paulo

qui, 20/07/2006 - 18h21 | Do Portal do Governo

Román Blanco, vice-presidente de Projetos Especiais do Santander Banespa, entidade integrada ao Grupo Santander, anunciou aos 29 professores que participam de um curso intensivo de Língua e Cultura Espanholas na Universidade de Salamanca, na Espanha, que o Banco acaba de firmar um convênio com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, para a formação de professores de Língua Espanhola.

Em parceria com o Instituto Cervantes, o Banco oferecerá aos professores públicos de São Paulo um curso acadêmico à distância, a partir de setembro. O programa também tem parceiras com as principais universidades do Estado, como USP, Unesp e Unicamp. Ao final do curso, os professores serão licenciados para ensinar o idioma.

“Temos como filosofia mundial investir na Educação. Reconhecemos o valor dos professores e, ao capacitá-los, podemos contribuir para a melhoria da Educação nas regiões em que atuamos”, disse o vice-presidente.

A representante da Secretaria da Educação que acompanha o grupo na Espanha, Roseli Ventrella, avalia que se pelo menos 30% das empresas privadas brasileiras tivessem a iniciativa do Santander Banespa, os benefícios se estenderiam para muitos outros professores e alunos do Estado. Sobre o projeto Ponte Cultural, Roseli afirmou: “Este é um projeto muito importante. Os próprios professores dizem que tanto a sua vida pessoal como as práticas em salas de aula mudarão quando voltarem ao Brasil. Portanto, não só eles como os alunos, a sociedade, enfim, todos nós, lucramos com isso”.

Para a professora Marilda Cuculo, da Escola Estadual Profº Carlos Lencastre , de Campinas, “os reflexos do nosso aprendizado neste projeto se ramificará por toda a comunidade. Quando fui selecionada para vir à Salamanca, alguns alunos meus resolveram se matricular num curso de Espanhol. Portanto, podemos ver a grande influência de ações como esta em toda a comunidade”, diz.

O professor José Garcia Chanes Junior, da Escola Estadual Profª Escolástica Rosa de Almeida , de Sorocaba, se diz satisfeito por saber que o investimento do Banco na Educação não é pontual. “Já conhecia a seriedade do Banco, mas agora vejo que existe realmente um grande projeto, mais duradouro”, afirma.  

  Da Secretaria da Educação