Educação: Secretaria e Conselho Estadual homenageiam o educador José Mário Pires Azanha

Além do lançamento de um livro, homenageado deu nome à Biblioteca do Conselho Estadual da Educação

qua, 29/11/2006 - 17h28 | Do Portal do Governo

A tarde da última terça-feira, dia 28, foi de homenagem no salão nobre da Secretaria de Estado da Educação. Cerca de setenta convidados – entre integrantes e ex-integrantes do Conselho Estadual da Educação, professores das redes pública e privada, amigos, ex-alunos e familiares do professor José Mário Pires Azanha – se reuniram para reverenciar a memória do educador, morto em janeiro de 2004. “Ele nos deixou o legado do discurso e da boa prática educacional. Quero deixar o abraço a todos aqueles que estão aqui para homenagear o professor José Mário”, disse a secretária adjunta de Estado da Educação, Carmem Annunziato, que também foi aluna dele na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

Além das autoridades, três mulheres especiais na vida do professor José Mário também ganharam lugar de destaque na solenidade: Glória, Rosana e Luciana Azenha, viúva e filhas do homenageado, respectivamente. Bastante emocionadas, elas acompanharam ainda o lançamento do livro “A Formação do Professor e Outros Escritos”, da editora Senac.

Sobre o livro

Na obra, o autor enfatiza particularidades da realidade brasileira, e discorre sobre temas relevantes, amplos, polêmicos e atuais como a formação do professor, o Enem, a autonomia da escola, o ensino público e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

Nome certo no lugar certo

Além do lançamento do livro, a tarde de homenagem na Secretaria de Estado da Educação marcou ainda a descerramento da placa com o nome do educador. “A melhor maneira de homenageá-lo seria colocar o nome dele no lugar onde sempre esteve produzindo seus textos: na biblioteca e no Centro de Documentação do Conselho Estadual da Educação”, disse o presidente da entidade, Pedro Kassab.

Sobre o homenageado

José Mário Pires Azanha nasceu em Sorocaba, interior de São Paulo, em 28 de novembro de 1931. Após o curso normal, concluído em 1950, fez o curso de Pedagogia na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, em 1955. Foi aprovado em vários concursos públicos para o magistério, desde o professor primário, em 1953, até o de Professor Titular na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, em 1992.

Foi professor de Psicologia, Pedagogia e Estatística Educacional, no ensino normal, e de Filosofia, no ensino médio. No ensino superior, foi, especialmente, professor de Introdução à Pesquisa Educacional e de Filosofia da Educação, nos cursos de graduação e de pós-graduação da Faculdade de Educação, onde se aposentou, compulsoriamente, após 52 anos de atividades de magistério.

Celso Bandarra

  Da Secretaria da Educação