Educação: Secretaria assina termo de cooperação com Memorial da América Latina

Objetivo é levar os alunos ao Memorial, montar oficinas pedagógicas e promover eventos e simpósios

sex, 12/05/2006 - 14h34 | Do Portal do Governo

Conhecer mais de perto as obras, curiosidades, exposições e o acervo do Memorial da América Latina. Ações que deverão se tornar mais acessíveis aos alunos da rede estadual a partir do Termo de Cooperação firmado entre a Secretaria de Estado da Educação e a Fundação responsável pela entidade, presidida por Fernando Leça. O documento foi assinado nesta quinta-feira, dia 11, durante a visita do governador do Estado, Cláudio Lembo, e da secretária de Estado da Educação, Maria Lucia Vasconcelos, ao Memorial.

“Nós temos a intenção de trazer os alunos aqui, montar oficinas pedagógicas e maximizar outras oportunidades como eventos e simpósios, além de lançar coletâneas de livros. Enfim, é uma gama muito grande de possibilidades. Vamos explorar todas elas”, revelou a secretária.

Maria Lucia Vasconcelos lembrou ainda que o brasileiro se afastou muito do sentimento de latinidade. “Talvez por falarmos uma língua diferente dos países latino-americanos acabamos perdendo um pouco essa identidade latino-americana. É ela que nos confere o perfil de cidadãos dessa parte do continente. Acho importante que isso integre a formação dos nossos jovens pra que nós saibamos quem fomos, quem somos e quem seremos”, completou.

Reforma

O conjunto arquitetônico da Fundação Memorial da América Latina, inaugurado há 17 anos, foi totalmente reformado. Marco arquitetônico da cidade, teve as estruturas recuperadas e a fachada pintada de branco. Após participar da cerimônia de assinatura de convênios entre o Memorial e outras instituições culturais, e descerrar o busto de José Bonifácio de Andrada e Silva – o Patriarca da Independência do Brasil, o governador acompanhou a cerimônia de instituição da Cátedra Memorial da América Latina, da qual participam a USP, Unicamp e Unesp. A cátedra, que deverá iniciar as atividades em setembro, terá uma programação voltada para a realização de cursos, seminários e congressos sobre temas vinculados às relações culturais, históricas e políticas dos países da América Latina.

Cinema

Outra novidade foi a assinatura do convênio entre o Memorial da América Latina e a Secretaria Estadual de Cultura para a realização do I Festival de Cinema Latino-Americano , marcado para julho deste ano. Utilizando 3 salas de exibição, o Festival terá mostras paralelas e mesas de discussão. A idéia é olhar em conjunto a produção latino-americana desde os anos 50 com a participação de cineastas vindos de países como Argentina e México.

O despertar de um gigante

Depois de percorrer vários prédios e espaços do centro cultural e cívico com 78 mil metros quadrados, o governador Cláudio Lembo declarou: “Espero que o Memorial se mantenha assim: grande, poderoso, cheio de vida, capaz de dar ao Brasil grandes exemplos. E que continue representando o povo latino, gente que sofre, luta, é romântica e crê em si próprio.”

Celso Bandarra

Da Secretaria da Educação