Educação: Secretaria abre inscrições para o ‘Prêmio Construindo a Nação’ 2002

Inscrições podem ser feitas até 28 de junho

qui, 13/06/2002 - 11h11 | Do Portal do Governo

Inscrições podem ser feitas até 28 de junho

Com o objetivo de conhecer os trabalhos sociais desenvolvidos pelas escolas de ensino médio da rede pública e privada do Estado de São Paulo em conjunto com seus alunos – e também estimular as escolas que hoje não estão desenvolvendo trabalhos desta natureza – o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Cidadania (IBDC) instituiu o ‘Prêmio Construindo a Nação’.

Na primeira edição do Prêmio, realizada em 2001, participaram 77 escolas que apresentaram excelentes trabalhos de ação social. Para este ano, as inscrições já estão abertas e deverão ser feitas até 28 de junho.

O Prêmio é aberto a todas as escolas da rede pública do Estado de São Paulo para alunos de ensino médio. Após a inscrição, os trabalhos deverão ser entregues até 21 de outubro de 2002. A divulgação dos resultados será feita em 20 de novembro e a solenidade de premiação em 11 de março de 2003.

Pré-requisitos para participação

Podem participar do projeto alunos do Ensino Médio, com a inscrição de apenas um trabalho por escola. As inscrições podem ser feitas pelo site www.institutocidania.org.br ou pelos telefones (0xx11) 5055-1339 ou 5053-4214.

Além do troféu, a escola vencedora também receberá placas de homenagem para o diretor e coordenador pedagógico responsável pelo projeto e também uma Bolsa de Estudos de Pós-Graduação na Faculdade de Comunicação Casper Líbero para o diretor da escola ou professor por ele indicado.

Ganhadores da 1ª edição

No último dia 11 de março de 2002, alunos, professores e diretores de 11 escolas públicas e privadas de ensino médio do Estado de São Paulo receberam o Prêmio ‘Construindo a Nação’. Esse foi o 1º prêmio concebido pelo IBDC, em parceria com a Associação Comercial de São Paulo, o Conselho da Mulher Empresária e a Colmeia – Instituição à Serviço da Juventude.

A escola destaque da premiação foi a E.E. Dr. José Roberto Melchior, que realizou o projeto ‘Meu Bairro, Meu Bem-querer’. O trabalho buscou retratar a realidade vivida por moradores de 26 bairros da região de Mairiporã (SP). Os conceitos dos projetos realizados permitiram aos jovens ampliar a consciência sobre a cidadania e os diversos aspectos que a acompanham.

Os temas desenvolvidos foram em torno do conhecimento e a participação da vida da comunidade local, além de atividades solidárias. Os prêmios, foram conferidos a 10 das 77 escolas que participaram do projeto.

Escolas Premiadas:

· E.E. Professor Ascendino Reis, da capital paulista, com o projeto ‘Jovens: Soluções Solidárias’;
· E.E. Dr. Honorino Fabbri, de Hortolândia, com ‘Cidadania Dia a Dia’;
· Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (Cefam), de Tupi Paulista, com o projeto ‘Conhecendo para Amar e Cuidar’;
· OPEC – Organização Penhense de Educação e Cultura, de Sorocaba, com ‘Gente de Raça – Ação e Cidadania’;
· Colégio da Polícia Militar de São Paulo, da capital, com ‘Adolescentes em Ação’;
· E.E. Carlos Gomes, da capital, com o projeto ‘Carlão, um Cidadão’;
· Escola Estadual Professor Alberto Ferreira Rezende, de Louveira, com ‘Semente de Cidadania’;
· E.E. Dr. Heitor Penteado, de Americana, com ‘1º Curso Pré-Vestibular’
· E.E. Orlando Signorelli, de Campinas, com ‘Programa de Estímulo à Cultura’;
· E.E. Dr. José Roberto Melchior, com ‘Meu Bairro, Meu Bem-Querer’, vencedora do primeiro lugar.

Todos os projetos premiados foram detalhados em publicação especial do ‘Prêmio Construindo a Nação’, editada pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo – parceira do Instituto da Cidadania.

Mais informações no site da Secretaria Estadual da Educação.