Educação: São Paulo lança Programa para restauro das escolas estaduais

Programa pretende restaurar inicialmente 13 escolas estaduais

qua, 31/01/2007 - 11h14 | Do Portal do Governo

Foi lançado na sede da secretaria da Educação, nesta terça-feira, dia 30, o Programa de Restauro de Edificações Escolares Estaduais. Idealizado a partir dos projetos de restauração da Escola Estadual Rodrigues Alves , da Avenida Paulista, e da Escola Estadual Nossa Senhora da Penha , o programa pretende restaurar inicialmente 13 escolas estaduais localizadas nos municípios de Caçapava, Iguape, Itapetininga, Mauá, Mogi-Guaçu, Mogi-Mirim, Piracicaba, Santa Cruz das Palmeiras, Santos, Santo André, São José dos Campos, São Paulo e Ribeirão Preto.

O programa foi anunciado pela secretária da Educação do Estado, Maria Lucia Vasconcelos, durante a solenidade que contou com a participação de prefeitos, dos gestores culturais, patrocinadores e executores do projeto. “O país vive um momento importante de integração entre os poderes público e privado. Assim, é fundamental uma parceria para a recuperação de nossas escolas, que tem por objetivo não só a restauração física, mas também o resgate de valores históricos e culturais”, diz a secretária.

O evento contou ainda com a presença do presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) , Carlos Degello, uma vez que as escolas participantes do programa são tombadas pelo patrimônio histórico. “Já são tombadas pelo Condephaat 90 escolas estaduais em todo o Estado de São Paulo e em breve serão mais 147”, acrescenta Degello.

Em seguida, foram assinados os acordos de cooperação técnica entre o Governo do Estado de São Paulo com as prefeituras das cidades de Caçapava, Piracicaba e São José dos Campos. As escolas destes municípios serão as primeiras contempladas pelo programa de restauro.

O presidente do HSBC Brasil, Emilson Alonso, oficializou a assinatura do termo técnico de restauro da Escola Estadual Nossa Senhora da Penha , obra patrocinada pelo banco. “Como sou ex-aluno , tenho um grande laço afetivo com a comunidade local e principalmente com a unidade. Espero que outros empresários sigam o exemplo e invistam em educação e no restauro de outras escolas públicas”,completa Alonso.

Segundo a secretária Maria Lucia, a história da Nossa Senhora da Penha é o sonho de toda a comunidade escolar. “Ex-alunos e professores se mobilizaram para o tombamento do prédio e viram o seu objetivo concretizado. Este é um verdadeiro exemplo de exercer plena cidadania, onde o passado é recuperado e preservado”.

O público acompanhou ainda a abertura da mostra sobre o restauro da Escola Estadual Rodrigues Alves , uma parceria da Secretaria de Estado da Educação com a FormArte. Estão expostos painéis fotográficos que apresentam as diversas fases do restauro, a maquete do prédio escolar e as oficinas pedagógicas desenvolvidas em todas as disciplinas. A exposição ficará no prédio da Secretaria, na Praça da República durante dois meses.

As escolas

O Programa de Restauro de Edificações Escolares Estaduais compreende as seguintes escolas estaduais:

Caçapava – EE Ruy Barbosa

Iguape – E.M.E.F Vaz Caminha (prédio da rede estadual)

Itapetininga – EE Coronel Fernando Prestes

Mauá – EE Prof. Emiko Fujimoto

Mogi-Guaçu – EE Pe. Armani

Mogi-Mirim – EE Cel. Venâncio

Piracicaba – EE Barão Rio Branco

Ribeirão Preto – EE Fábio Barreto

Santo André – EE Adamastor de Carvalho

Santos – EE Barnabé

São José dos Campos – EE Sant’Ana do Paraíba

São Paulo – EE Caetano de Campos

Santa Cruz das Palmeiras : EE Dr Carlos Guimarães

Da Secretaria da Educação

C.M.