Educação: Ritmo e ginga do samba integram programa de formação continuada em escola estadual

Dançar carnaval de rua fez parte das atividades desenvolvidas pelo Programa de Capacitação para Gestores Escolares

sex, 16/06/2006 - 13h08 | Do Portal do Governo

A escola de samba formada por 41 estudantes de ensino fundamental e médio da EE Jardim Primavera, localizada em Cerqueira César, interior de São Paulo, provou que tem ginga, harmonia, ritmo e cadência. A experiência de dançar carnaval de rua fez parte das atividades desenvolvidas pelo Programa de Capacitação para Gestores Escolares (Progestão), responsável pela formação continuada a distância de diretores e gestores das escolas públicas. Na abertura da apresentação carnavalesca, 11 meninas trajadas de preto e prata participaram da coreografia inicial. Os meninos se reuniram em blocos e mostraram a beleza da música e dos ritmos brasileiros. O espetáculo, ocorrido no mês de maio, teve o apoio do Programa Escola da Família e da prefeitura local.

Inovação no ensino 

A proposta do Progestão é instituir metodologias inovadoras de ensino com base em treinamento continuado dos profissionais da educação. Com a capacitação, espera-se que os novos líderes comprometam-se com a construção de projeto de gestão democrática da escola pública e com o aproveitamento escolar dos alunos. O aprendizado destina-se a dirigentes, supervisores de ensino, diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos. O curso oferece conhecimentos, habilidades e ferramentas para a formação dos gestores educacionais. A metodologia abrange atividades a distância (75%), ações presenciais (25%) e material didático. Organizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação, em parceria com um grupo de secretarias estaduais de Educação, o programa tem o apoio da Universidad Nacional de Educación a Distancia, da Espanha, Fundação Ford e Fundação Roberto Marinho. Em funcionamento em todos os Estados brasileiros, o Progestão permite a troca de experiências e intercâmbio entre os gestores. Em São Paulo, as prioridades são as escolas de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental e as de ensino médio.

Da Agência Imprensa Oficial