Educação: Ribeirão Preto terá Feira Nacional do Livro para 200 mil pessoas

Os detalhes foram anunciados nesta sexta na primeira reunião da comissão organizadora

sex, 11/05/2001 - 19h07 | Do Portal do Governo

Os detalhes foram anunciados nesta sexta na primeira reunião da comissão organizadora

A Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto será realizada entre os dias 28 de setembro e 7 de outubro na Esplanada do Theatro Pedro II, no centro da cidade, e deve reunir um público estimado em 200 mil pessoas durante os 10 dias.

Estarão presentes as mais importantes editoras e redes de livrarias do País e os principais escritores e ilustradores da atualidade dentro de uma extensa e variada programação cultural que vai incluir literatura, teatro, cinema, música e educação, entre outras atividades.

Os detalhes da feira – anunciada como uma das principais do País já em seu primeiro ano de existência – foram definidos nesta sexta-feira (11), em São Paulo, durante a primeira reunião da comissão organizadora, composta pelos três realizadores do evento: a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, a Prefeitura de Ribeirão Preto e a Câmara Brasileira do Livro (CBL).

O governador Geraldo Alckmin anunciou que vai investir R$ 250 mil na organização do evento e outra parte dos custos, referentes à logística, infra-estrutura e o calendário cultural, será absorvida pela prefeitura.

Já a CBL se encarregará da organização, montagem, venda de estandes e de todas as atividades literárias com os autores. Segundo o diretor de Relações Institucionais da entidade, Felipe Lindoso, devem participar 50 expositores.

‘Estamos investindo para popularizar o livro’, definiu o presidente da Imprensa Oficial, Sérgio Kobayashi, que lembrou o fato de Ribeirão Preto possuir mais de 100 mil estudantes e ser considerada como um dos principais mercados para as editoras brasileiras.

‘Este será, sem dúvida nenhuma, um dos eventos de maior importância social e cultural em 2001 no Interior do País’, observou o secretário municipal de Cultura de Ribeirão Preto, Galeno Amorim.

A Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto será lançada durante a Bienal Internacional do Livro, no Rio, em 22 de maio, e no dia 29, em São Paulo, com a presença do governador Geraldo Alckmin e do prefeito Antônio Palocci, que vão assinar decretos oficializando a parceria entre município e Estado.