Educação recebe inscrições para exame supletivo

Alunos matriculados em Educação de Jovens e Adultos (EJA) podem participar

ter, 14/10/2008 - 9h18 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação recebe até o dia 31 de outubro as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja). Essa é a oportunidade para que jovens e adultos concluam o ensino fundamental ou o ensino médio. Para fazer a prova do ensino fundamental, o interessado deverá ter pelo menos 15 anos de idade em 13 de dezembro. No caso do ensino médio, a idade mínima é de 18 anos, até a mesma data. Alunos matriculados em Educação de Jovens e Adultos (EJA) podem participar.

O Encceja, previsto para os dias 13 e 14 de dezembro, é um programa que avalia a capacidade de jovens e adultos que se atrasaram na vida escolar. Será aplicado em São Paulo pela primeira vez, após parceria entre a pasta da Educação e o governo federal. É semelhante ao exame supletivo, realizado pela secretaria, em março deste ano, para cerca de 105 mil pessoas (254 mil se inscreveram).

Serviço

Para participar do Encceja, basta inscrever-se gratuitamente até o dia 31 de outubro, pelo site www.educacao.sp.gov.br , no link cesu-exames: encceja/2008. Após a inscrição, o candidato receberá pelo correio o cartão de confirmação contendo informações sobre local, data e horário da aplicação dos exames. Conteúdo programático das avaliações de cada disciplina está disponível para os candidatos no mesmo site.

Como será a avaliação

Ensino fundamental: língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, redação, matemática, história, geografia e ciências naturais

Ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias e redação (língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física), matemática e suas tecnologias, ciências humanas, história, geografia, filosofia, sociologia, química, física e biologia

Da Imprensa Oficial