Educação propicia aos alunos cultura além da sala de aula

Cultura é Currículo leva mais de 2,5 mil estudantes do Estado a museus, teatros e cinema

qui, 08/10/2009 - 20h00 | Do Portal do Governo

A quinta-feira chuvosa e fria de setembro não tirou o ânimo dos alunos da 6ª série do ensino fundamental da Escola Pastor Jaconias Leite da Silva, no bairro do Perequê, Guarujá. Naiara Gomes da Silva, 12 anos, antecipou-se ao horário para não perder a visita à Pinacoteca Benedito Calixto, em Santos. “Estou ansiosa para ver de perto o enorme quadro de Braz Cubas que parece seguir a gente, de tão real, segundo me contaram.” Na escola em que Naiara estuda e em outras centenas da capital e do interior já virou rotina participar do Projeto Cultura é Currículo, que tem o objetivo de oferecer cultura aos estudantes muito além da sala de aula. 

Criada no segundo semestre de 2008, a iniciativa da Secretaria da Educação, por meio da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), pode ser avaliada, também, pelos números. No ano passado, cerca de 160 mil alunos de escolas estaduais da capital estiveram em museus, teatros e centros culturais que aderiram ao projeto. Neste ano, somente no primeiro semestre mais de 11 mil visitaram pontos culturais de todo o Estado. E, para o mês de setembro, foram programadas mais de 2,5 mil visitas a esses espaços na capital e no interior, abrangendo quase 80 mil participantes. 

Animados com os resultados, Cláudia Rosenberg Aratangy, diretora de Projetos Especiais, e Devanil Tozzi, gerente de Educação e Cultura, ambos da FDE, comemoram: “Até o final de novembro 400 mil alunos terão participado do projeto que apresenta outra novidade: o aumento das parcerias. Com a inclusão do Itaú Cultural, Museu Paulista, Centro Universitário Maria Antonia e Cinemateca, o número saltou de 101 para 105 parcerias”. 

Segundo Cláudia e Devanil, trata-se de programa pioneiro no Brasil, e a ideia é expandi-lo, de modo que todos os alunos da rede tenham acesso. “Queremos nossos museus como os da Europa e Estados Unidos, apinhados de jovens estudantes”.  E é o que se vê diariamente na Estação Ciência, no Palácio dos Bandeirantes, no Museu do Futebol, no Catavento, na Casa Portinari, em Brodowski, na Bolsa do Café, em Santos, só para citar alguns (ao todo são 60). 

Magia  

Em Santos, a meninada da Escola Jaconias se encanta primeiro com a construção do casarão neoclássico do início do século 20 (1900), restaurado e conservado como um dos últimos exemplares das moradias dos barões do café. Atenta às explicações da monitora Isabel, Naiara faz questão de conferir o quadro de Braz Cubas e As marinas, de Benedito Calixto. “De perto é muito mais bonito e impressionante”. Para Germano José Guedes Pinho, a intenção é levar todos os alunos aos espaços culturais não só da região, mas também da capital. “Promovemos visitas a semana inteira ao teatro, ao cinema, à Bolsa do Café, ao Outeiro de Santa Catarina, e já viajamos a São Paulo para conhecer o Museu da Língua Portuguesa. São momentos mágicos a cada visita”. 

Há três anos na direção da Jaconias, que tem 900 alunos do ensino fundamental e médio, Germano promoveu muitas modificações na escola, desde a instalação de rede de esgoto, reparo da rede elétrica e modificações nas salas de aula (onde existiam até goteiras), além de criar o Programa Mangue Limpo, que envolve a comunidade inteira. “Cultura é Currículo veio coroar todo o nosso trabalho, é um presente especial aos alunos e aos professores”, afirma. O diretor comenta que, de outra forma, dificilmente as crianças conheceriam esses espaços. “As duas horas de visita ampliam os horizontes de professores e alunos”. O professor, por exemplo, conta com o apoio de diversos materiais pedagógicos que o ajudam a planejar de que forma a cultura pode reverter em currículo na sala de aula e fora dela. 

Parcerias  

O programa, além de estar em consonância com ações prioritárias da pasta da Educação, como o Programa Ler e Escrever, é dividido em três segmentos: Lugares de aprender: Escola Sai da Escola, direcionado a visitas aos museus; Escola em Cena, que leva alunos ao teatro; e Cinema Vai à Escola, voltado para exibições de filmes. No caso do Cinema vai à Escola, a secretaria, por meio da FDE, envia às escolas do ensino médio acervo de 20 filmes, em DVD, de diferentes linhas cinematográficas e gêneros, e ainda o DVD Luz, Câmera… Educação! E o Caderno de Cinema do Professor, com roteiros para discussão de filmes e temas para debates. 

Nessa troca, ganham o aluno, o professor e instituições parceiras no projeto, diz Angélica Fabbri, diretora-executiva do Museu Casa de Portinari, em Brodowski. Esse museu, comenta, tem posição geográfica privilegiada: é localizado numa região do interior dinâmica, que concentra cidades próximas umas das outras. O Cultura é Currículo contempla Batatais, Ribeirão Preto, Cravinhos, São Simão, Santa Rosa de Viterbo, Serra Azul, Santo Antonio da Alegria, Serrana, Cajuru e Bonfim Paulista.  A Casa Portinari, segundo Angélica, sempre procurou fazer movimento em direção à escola, aberto à comunidade escolar, o que muitas vezes dependia da boa vontade e receptividade de alguns profissionais. 

Agora, o Cultura é Currículo é o movimento da escola em direção ao museu, formalizado por parceria que oferece transporte, lanche, adesão da escola pela internet, preparação nas salas de aula antes e depois da visita. “Observamos que algumas escolas tinham vontade de participar, mas não o faziam pelos custos, deslocamentos, autorizações de instâncias administrativas, enfim, todas as questões e responsabilidades que envolvem atividades fora da sala de aula. Pelo nosso lado, vemos a possibilidade de estabelecer diálogo e interação tão necessários e desejados com a comunidade escolar”. No sentido de ampliar essas possibilidades, o Museu Casa de Portinari, que recebe quatro escolas por semana, disponibilizou horários noturnos, conforme a necessidade e o interesse das escolas inscritas. No momento, participam estudantes de 7a e 8a séries do ensino médio. 

Da Agência Imprensa Oficial