Educação: Projetos da Secretaria da Educação estão entre os dez ganhadores do Prêmio Mario Covas

Um utiliza a tecnologia como aliada no ensino, e o outro estimula resgate das tradições regionais

sex, 01/12/2006 - 15h15 | Do Portal do Governo

Dois projetos desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Educação ficaram entre os dez ganhadores do Prêmio Mario Covas , entregue nesta quinta-feira, dia 30, no Palácio dos Bandeirantes, na Capital. Servidores do Executivo, Legislativo e Judiciário inscreveram seus trabalhos nas categorias “Atendimento ao Cidadão”, “Eficiência no Uso dos Recursos Públicos e Desburocratização”, “Gestão de Recursos Humanos” e “Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação”.

Na categoria “Gestão de Recursos Humanos” o projeto premiado foi Ensino médio em Rede – Um modelo de sistema de formação continuada em serviço de agentes educacionais com o apoio de tecnologias de informação e comunicação – desenvolvido pela Secretaria em conjunto com a Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (Cenp) e Fundação Vanzolini.

Já na categoria “Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação”, o prêmio foi para Coisas Boas da Minha Terra / Coisas Boas para Minha Terra, fruto do trabalho da Secretaria da Educação, Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (Cenp) e outros parceiros.

Terceira edição

O “Prêmio Mario Covas – Inovações em Gestão Pública no Estado de São Paulo” , chega este ano à terceira edição. Os dez melhores projetos receberam um notebook cada e os trabalhos qualificados, independentemente da classificação, receberam certificado de participação. O Prêmio é uma iniciativa conjunta da Casa Civil e da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap).

Para o governador Cláudio Lembo, o Prêmio entregue anualmente contribui para o aperfeiçoamento dos serviços prestados pelo Estado à população. “Toda vez que o Prêmio é outorgado nós sabemos que houve uma melhoria ainda mais nos serviços administrativos do Estado de São Paulo. Acredito que só pode haver democracia se tivermos um Estado administrativamente de boa qualidade e São Paulo pode dar esse exemplo ao Brasil”, comentou o governador. “Os senhores são agentes da qualidade”, completou Lembo.

Seleção e escolha

Para concorrer, os vencedores elaboraram projetos criados há no mínimo seis meses e com resultados verificáveis. De acordo com o regulamento, as equipes devem ser formadas por pelo menos dois servidores diretamente comprometidos no trabalho ao longo da execução do projeto.

O julgamento dos trabalhos teve duas fases: na primeira, bancas julgadoras selecionaram finalistas entre todos os inscritos. Na segunda foram selecionados, entre os finalistas, os dez vencedores: quatro na categoria Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação; dois em Atendimento ao Cidadão; dois em Eficiência no Uso dos Recursos Púbicos e Desburocratização; e dois em Gestão de Recursos Humanos.

Celso Bandarra

Da Secretaria da Educação