Educação: Projeto social mobiliza escola na periferia de Guarulhos

Trabalho dos alunos atraiu Consulado da Venezuela, que vai disponibilizar alguns recursos pedagógicos para a escola em 2006

seg, 16/01/2006 - 14h42 | Do Portal do Governo

Quando o grupo professoras de uma escola na periferia de Guarulhos criou o projeto “Integração Social e Cultural”, na Escola Estadual República da Venezuela, nem imaginava que o Cônsul da Venezuela no Brasil, Jorge Luis Duran Centeno, e o Cônsul de Cuba, Carlos Sosa, compareceriam à festa que marcou o resultado de um ano de muito trabalho e dedicação.

Nesta sexta, dia 13 de janeiro, uma das coordenadoras da projeto, profª Tânia Gonzalez, e a direção da escola foram até o Consulado da Venenzuela para entregar o material concedido ao projeto que mobilizou alunos, professores e comunidade.

O projeto consiste numa grande ação entre professores e os alunos. O primeiro passo foi um levantamento sobre a história da escola desde a sua criação para traçar um comparativo com a educação no país que leva o mesmo nome. Os resultados ultrapassaram os objetivos iniciais de ampliar o conhecimento, valorizar a cultura dos países e integrar comunidade e escola. Empenhados, os alunos agora sentem-se mais valorizados. O resgate da auto-estima e o trabalho conjunto que envolveu todas as disciplinas, é um exemplo para todos da escola que fica próxima à Rodovia Presidente Dutra e a favela Tijuco Preto.

Com os espaços da escola totalmente preenchidos pelos trabalhos dos alunos com as pesquisas, cartazes, maquetes, bandeiras, entre outras atividades artísticas e culturais, os 990 alunos da escola, os 50 professores e uma frente de trabalho composta por professores e direção encerraram as atividades de 2005 mostrando os resultados do projeto.

Para a organizadora do projeto, profª Tânia Regina Gonzalez, o importante foi visualizar o conhecimento adquirido pelos alunos e a parceria estabelecida. E a partir de agora, o Consulado da Venezuela vai disponibilizar alguns recursos pedagógicos para a escola em 2006, já que, em breve, vai ser inaugurada a República da Venezuela II em virtude do aumento do número de alunos.

Por Luciane Salles, da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação

C.C.