Educação: Projeto “Prevenção Também se Ensina” é homenageado na 10ª edição do Educaids em São Paulo

Projeto, que completa dez anos de existência em 2006, é coordenado pela Secretaria da Educação

qua, 07/06/2006 - 11h24 | Do Portal do Governo

Começa nesta quarta-feira, dia 7 de junho, a décima edição do Educaids –  Encontro Nacional de Educadores na Prevenção as Doenças Sexualmente Transmissíveis, AIDS e Drogas. Além de contar com palestras e debates, o evento premia órgãos atuantes na área de prevenção. Entre os homenageados, está o projeto “Prevenção Também se Ensina”, que completa  dez anos de existência em 2006.

O programa coordenado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, é executado pela Fundação para Desenvolvimento da Educação na rede pública estadual de ensino, que abrange todas as escolas das 90 Diretorias de Ensino do Estado, beneficiando aproximadamente 6 milhões de alunos dos Ensinos Fundamental e Médio.

Presente desde a primeira edição do Educaids, o “Prevenção Também se Ensina” estabelece um projeto contínuo que propicia condições para o desenvolvimento da auto-estima dos alunos e do senso de responsabilidade sobre a saúde individual e coletiva, promovendo a redução do abuso de drogas, gravidez na adolescência e das DST/HIV/Aids.

Todas as ações do programa são fundamentadas apenas na orientação de docentes, e ganhou destaque por contar com a interação entre educadores e sociedade, dando livre espaço de metodologia para cada instituição de ensino. Por meio de kits enviados às escolas, chegam livros, filmes, materiais e manuais gratuitos para guiar professores e alunos. “Educação é informação”, explica Edison Almeida, o chefe de departamento do projeto.

O propósito dos idealizadores do programa é manter espaços de reflexão e discussão entre educadores, alunos e comunidade. Segundo Edison, diversas parcerias feitas entre municípios, ONG´s e fundações facilitam o debate de novas idéias para a prevenção de DST e drogas nas escolas públicas.

 Nos cinco dias de Educaids, as parcerias serão discutidas e premiadas. Um dos responsáveis pela reunião das instituições, Edison foi avisado sobre o prêmio há pouco, e enobrece: “É uma honra para nós do ‘Prevenção também se ensina’ receber essa homenagem na Educaids, pois é o reconhecimento das ONG´s e do nosso crescimento nos últimos dez anos”.

 Realizado pela APTA SP, – Associação para a Prevenção e Tratamento da AIDS e Saúde Reprodutiva – e décimo encontro da Educaids tem como objetivo promover uma troca de experiências entre os vários atuantes na educação preventiva, com foco especial nas escolas públicas do país.

O encontro, que termina no domingo à tarde, dia 11, conta com uma homenagem especial a vinte personalidades e/ou instituições que contribuíram para a mobilização dos educadores em torno da prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis e outras vulnerabilidades associadas à infância e adolescência, tais como: drogas, violência, condição social, entre outras.

Guilherme Pavarin

Da FDE