Educação: Projeto Dia das Mães trabalha a importância da família com alunos de escola estadual

Projeto surgiu por conta da dificuldade na comunicação entre pais e filhos. Festa de encerramento será no sábado, dia 13

sex, 12/05/2006 - 16h02 | Do Portal do Governo

A enorme quantidade de lembrancinhas, na foto ao lado, é a prova: a celebração do Dia das Mães já começou na Escola Estadual Solano Trindade , no município de Embu, na região de Taboão da Serra. Tudo para que os estudantes – desde a 1ª série do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio – desenvolvam atividades que ressaltem a responsabilidade familiar e a importância que ela tem.

A proposta é promover discussões, debater sobre a importância do carinho, e saber quais são as obrigações com a mãe. Professores e coordenadores esperam que esses valores sejam percebidos pelos alunos, motivo pelo qual começaram a trabalhar o assunto desde o último dia 5.

Melhorar o diálogo em casa

O projeto surgiu por conta da dificuldade na comunicação que muitos estudantes têm com a família. Para os educadores, a falta de tempo, atenção e carinho dos pais pode gerar no aluno o desinteresse escolar, ausência de motivação e do senso de responsabilidade, além de indisciplina.

Foi então que o professor Crispim Alves, coordenador pedagógico da escola, elaborou o projeto Dia das Mães : alunos poderiam expressar seus sentimentos a partir de cartazes, desenhos e poesias.

Cada disciplina abordou e adaptou o tema ao seu modo. Língua Portuguesa (5ª a 7ª série): a sugestão foi trabalhar com paródias, fazer cartazes para exposição; Matemática: pesquisa elaborada, entrevistas com mães de alunos, e produção de gráficos com os dados coletados; e Geografia: mapa do Brasil com fotos de mulheres e pesquisas das mulheres no mercado de trabalho.

O trabalho não parou por aí. História : participação da mulher na sociedade, situação da mulher na época da escravidão e sua situação no aspecto político; Ciências e Biologia: saúde da mulher, gravidez, pesquisas de doenças que afetam as mulheres e métodos anticoncepcionais; Inglês : biografia de cantoras brasileiras que fazem sucessos internacionais, ou com músicas internacionais; Artes : auxiliar no teatro (temas ligados à sexualidade) e confecção de caricaturas com rosto de mulheres e pesquisa biográfica de artistas que se destacaram.

Concursos: mães são o tema

 Os alunos de 1ª a 4ª séries fizeram desenhos; de 5ª e 6ª séries, frases; 7ª e 8ª séries, paródias ou poesias; e no ensino médio, as turmas da manhã e da noite escreveram poemas. As mães dos alunos que fizerem os 4 melhores trabalhos – de acordo com uma equipe de professores – ganharão como prêmio um Dia de Rainha , que incluiu cabeleireiro, jantar, cesta básica e produtos de beleza.

Retorno para os professores

“Ao analisar os trabalhos percebemos o quanto ganhamos com isso, pois detectamos muitos erros de ortografia. O trabalho deu aos 16 professores envolvidos a chance de saber dessas dificuldades e reescrever o que estava errado junto com os alunos”, conta o coordenador pedagógico da escola, Crispim Alves.

A festa

O anúncio das vencedoras será feito no sábado, dia 13, a partir das 14 horas, durante uma festa dentro da escola com direito a sorteio de brindes, torcida dos filhos e até fanfarra. Serão premiadas também a mãe mais idosa e a que tiver mais filhos. E não é só. Além das premiações, alunas de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental vão participar de um desfile pra lá de especial, usando roupas e sapatos emprestados das mães.

Celso Bandarra e Alexandre Peppe

Da Secretaria da Educação