Educação: Projeto de escola pública de Jaboticabal é apresentado em festival internacional

Idealizador da iniciativa da área ambiental falou, em Goiás, sobre as atividades que reuniram alunos da 5a série do ensino fundamental

qui, 22/06/2006 - 15h20 | Do Portal do Governo

O professor Adriano Buzolli participou do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), em Goiás, onde falou sobre o tema Jaboticabal Consciente: Rádio Como Instrumento para a Educação Ambiental. Buzolli é idealizador do projeto Jaboticabal Consciente, que a Escola Estadual Professora Dona Aurora Ferraz Vianna dos Santos, de Jaboticabal, levou adiante, com o objetivo de incentivar os alunos e a comunidade a utilizarem os recursos ambientais do município de forma racional. Durante a palestra, Buzolli (formado em Turismo e pós-graduado em Educação Ambiental e Ecoturismo pela USP de São Carlos), contou sobre o trabalho desenvolvido com os alunos da escola do interior de São Paulo. O intuito era incentivar a educação ambiental e a cidadania por meio das experiências de rádio com os estudantes. O professor mostrou o potencial desse veículo como ferramenta de transformação social e superação de problemas, como a pobreza e a desigualdade.

Drogas e tiroteio – “Nossa palestra alcançou os objetivos do evento por dois motivos: fala sobre uma mídia (rádio) e valoriza o aspecto social”, diz Buzoli. A idéia surgiu de seu trabalho de conclusão de curso de especialização em Educação Ambiental e Ecoturismo. “Eu pretendia capacitar estudantes para mostrar-lhes a escassez e o desperdício da água e os problemas locais relacionados a isso”, explica.

A proposta foi sugerida a seu primo, o professor de português Paulo Sergio Buzolli, que leciona na escola estadual de Jaboticabal. A unidade fica no Parque Primeiro de Maio, bairro conhecido como Mutirão, considerado o mais violento da cidade. “As crianças convivem com tiroteio, tráfico de drogas, falta de lazer e de saneamento básico”, afirma Buzoli. Em 2004, dez alunos de 13 anos, matriculados na 5a série do ensino fundamental, participaram da ação. No primeiro semestre, freqüentavam o curso regular de manhã e retornavam à escola no período da tarde para debates com o professor Paulo Sergio. Entre os assuntos, houve destaque para a importância do uso consciente e preservação da água, as bacias hidrográficas, reaproveitamento dos alimentos e saúde e qualidade de vida.

Vinhetas de rádio – No semestre seguinte, os organizadores do projeto visitaram um córrego, uma área de preservação de mata atlântica da região e o câmpus da Unesp de Jaboticabal. Houve também palestra com equipe da polícia ambiental . “O câmpus da Unesp tem três vezes o tamanho da cidade”, disse o professor de Turismo. O grupo observou o processo de urbanização do local, a limpeza e a “sensação de bem-estar social.” “Visitamos lugares simples e menos sofisticados. Mostramos que existem diversos tipos de escola e explicamos que é importante estudar para melhorar o nível de instrução”, informa Buzoli.

O trabalho realizado foi parar em uma emissora de rádio. Os dez alunos, com acompanhamento dos dois professores, criaram vinhetas de 30 segundos sobre temas ambientais, como economia doméstica, saúde e redução de resíduos. As vinhetas foram produzidas e veiculadas durante dois meses nos estúdios da Rádio Vida Nova AM de Jaboticabal, sem custo para os participantes do projeto. A mensagem em favor da utilização racional dos recursos ambientais foi transmitida aos alunos, pais e à comunidade.

Multiplicadores – “A educação deve começar com as crianças. Não conseguimos mudar alunos de 19 ou 20 anos. A partir desse projeto, repensamos as atividades planejadas na escola”, explica o professor Paulo Sergio. Para ele, a iniciativa valeu a pena: “Rendeu muitos frutos, e o mais importante foi que os alunos levaram adiante o que aprenderam”. Os dez participantes se tornaram multiplicadores e passaram os conhecimentos a 80 alunos das duas turmas de 5a série de 2004.

Viviane Gomes – Da Agência Imprensa Oficial