Educação: Programa permite que empresas invistam em escolas estaduais de regiões carentes

Cooperação das iniciativas privada e pública beneficia comunidade na prática da cidadania e na capacitação profissional de alunos

qui, 29/06/2006 - 15h52 | Do Portal do Governo

Programa Empresa Educadora

é um bom exemplo de como o setor privado pode contribuir para a educação pública e propiciar a melhoria do ambiente escolar e a recuperação da auto-estima de alunos moradores em bairros carentes. A empresa interessada escolhe um estabelecimento estadual de ensino na sua região e, a partir daí, se dispõe a investir na unidade, em forma de recursos financeiros (sem valor mínimo) ou humanos, como manutenção do prédio, limpeza, merenda, uniformes, assistência médico-odontológica e até capacitação de professores, diretores e funcionários. Isso pode ser concretizado diretamente pela empresa ou por meio de organização não-governamental, associação ou fundação.

De acordo com as dretrizes da Empresa Educadora, o Estado faz investimentos educacionais em recursos humanos e físicos, enquanto a empresa contribui com projetos para a instituição de ensino. Dessa união de esforços, surgem benefícios à comunidade na prática da cidadania e na qualificação dos alunos para o mercado de trabalho, ajudando a reduzir as diferenças sociais.

Selo Empresa Educadora 

Os recursos são repassados diretamente para a Associação de Pais e Mestres (APM) da escola que, em conjunto com a empresa, decide as prioridades de acordo com as diretrizes educacionais da secretaria. Depois de um ano de realização do programa, a companhia investidora recebe o Selo Empresa Educadora , outorgado como reconhecimento a instituições ativas e socialmente responsáveis.

Desenvolvida pela Secretaria da Educação, a iniciativa já obteve resultados concretos. Permitiu, por exemplo, investimentos em materiais de segurança, informática, no setor administrativo e nos uniformes, além de reformas gerais, contratação de funcionários e entregas de prêmios para motivar a equipe escolar.

Companhias como a Porto Seguro (seguros) e a Sertrading (da área de comércio exterior) aderiram ao Programa Empresa Educadora. Ambas contribuem para as escolas estaduais Etelvina de Góes Marcucci e Luís Gonzaga Travassos da Rosa, localizadas em bairros pobres da zona sul da capital. O acordo entre a escola e a empresa educadora é firmado formalmente, tendo em vista os procedimentos legais previstos na Resolução SE nº 24, de 5 de abril de 2005.

Como participar

Empresários interessados em participar do programa devem entrar em contato com a Gerência de Fortalecimento Institucional e Parcerias da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão executor da Secretaria de Estado da Educação pelo telefone (11) 3327-4247 ou pelo e-mail empresaeducadora@fde.sp.gov.br.

Christiane Rocha

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação