Educação: Programa Jovens Embaixadores recebe inscrições de alunos da rede pública

Parceria criada pela embaixada norte-americana seleciona 25 estudantes para passar duas semanas nos EUA

qui, 18/05/2006 - 13h03 | Do Portal do Governo

Os alunos de escolas públicas que sonham em conhecer os Estados Unidos têm a chance de realizar seus desejos no Programa Jovens Embaixadores, que selecionará 25 estudantes do ensino médio para passar duas semanas naquele país, com todas as despesas pagas. Organizada pela embaixada norte-americana, com a coordenação da organização não-governamental Companheiros das Américas e outras instituições, a iniciativa de intercâmbio cultural e educacional está com inscrições abertas para sua 5a edição. A viagem será entre os dias 12 e 28 de janeiro de 2007.

As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de agosto nas instituições parceiras em vários Estados. A lista completa está no site da embaixada dos EUA. Para participar, os interessados devem ter entre 15 e 18 anos, fluência em inglês, bom desempenho escolar, iniciativa e desenvoltura oral, flexibilidade, facilidade em adaptar-se a realidades e culturas diferentes, boa relação família-escola e engajamento em atividades de voluntariado, além de pertencer à rede pública de ensino. Isso tudo será avaliado por meio de testes e entrevistas, nos quais também deverão demonstrar liderança e consciência de cidadania. A seleção é aberta a candidatos de todo o Brasil. Em 2005, o programa recebeu 2 mil inscrições.

Vínculos de amizade

Além de oferecer aos jovens a chance de viajar para os EUA e aprimorar a língua inglesa, o programa atende à idéia de que os participantes fortaleçam os vínculos de amizade, respeito e colaboração entre Estados Unidos e Brasil. A programação abrange duas semanas de atividades culturais e educacionais: a primeira na capital, Washington, e a seguinte em algum outro Estado norte-americano, onde conviverão com típica família norte-americana e freqüentarão aulas em escola de ensino médio (high-school). O lançamento da 5ª edição do programa ocorreu no Consulado dos EUA, em São Paulo, com a presença de representantes das instituições organizadoras e da Secretaria da Educação. Na ocasião, foi ressaltada a importância da valorização dos alunos das escolas públicas.

Exemplo do êxito da iniciativa é a trajetória do estudante Alan Santinele Martino, da 2a série do ensino médio da Escola Estadual Maria Pacheco Nobre, de Praia Grande. Participante da iniciativa em janeiro do ano passado, foi o único jovem brasileiro a receber bolsa para o curso de verão da Cushing Academia, realizado entre 2 de julho e 11 de agosto de 2005. Além disso, usou o aprimoramento em seus conhecimentos de inglês para o trabalho voluntário. Atualmente, ensina o idioma na Creche do Idoso, na Vila Guilhermina, em Praia Grande.

Agora, outra estudante desfrutará dessa bolsa. Entre os que participaram da última viagem, em janeiro, foi selecionada a estudante do Colégio Militar do Recife, Mayara Priscila Félix Silva, de 17 anos. Surpresa com a notícia, a jovem contou que espera “aprender um pouco mais sobre a educação norte-americana e aproveitar a oportunidade”. Mayara empolga-se também com o papel de embaixadora. “Quero ter a chance de mostrar a capacidade do nosso povo e o fato de estarmos abertos para aprender e nos relacionarmos com outros cidadãos do mundo”, avisou.

SERVIÇO

Mais informações e relação dos locais para inscrição, no

site www.embaixadaamericana.org.br

Da Agência Imprensa Oficial