Educação: Programa Hora da Leitura envolve pais, alunos e comunidade no interior do Estado

Durante o Escola da Família a comunidade tem licença para pesquisar e explorar o acervo de livros da escola

dom, 06/08/2006 - 18h19 | Do Portal do Governo

Mais de seiscentos habitantes já passaram pelo programa Hora da Leitura da Escola Estadual João Perez Santos, em Rancharia, na região de Tupã, no interior do Estado. Com o objetivo de transformar os alunos e a comunidade em leitores e escritores e integrá-los com a escola e a comunidade, o projeto trabalha o aperfeiçoamento da leitura, da escrita e dos diversos aspectos da literatura.

 Estudantes da segunda série do ensino fundamental, coordenados pelos professores, realizaram a Semana da Poesia na primeira semana de junho. A iniciativa contou com a participação de pais e avós. Os mais velhos se divertiram relembrando o tempo em que foram alunos.

A sala de leitura de portas abertas

Nos finais de semana, durante o Programa Escola da Família, a comunidade tem licença para pesquisar e explorar a sala de leitura da escola. Os pais podem chegar, escolher um livro, anotar a retirada e marcar um dia para a devolução. Por mês são retirados, em média, 200 exemplares.

O hábito da leitura acaba se espalhando por diversos espaços da escola: sala de aula, jardim, sala de leitura. “Ler é parte da vida”, diz a diretora da unidade, Zeila Maria Bertoletti Capelotti. A paixão pelos livros não toma conta do espaço apenas nos sábados e domingos. Durante a semana, no intervalo das aulas, um carrinho de supermercado lotado de livros fica à disposição dos alunos que apreciam uma boa história.

Dando exemplo

A assistente técnico-pedagógica de Língua Portuguesa, Márcia Cristina Gonçalves, não esconde o entusiasmo com tanto movimento. “O programa deve ser estimulado, divulgado e imitado e, se possível, ampliado, com a leitura de mundo.” E acrescentou. “Toda a escola é convidada a momentos de emoção, alegria, medo, angústia, enfim, todo tipo de envolvimento literário que a leitura proporciona”, afirmou Márcia Cristina.

Da Secretaria da Educação