Educação: Programa estadual forma alunos e educadores para o Escola da Família

Parceria entre Secretaria da Educação e Microsoft atendeu 89 instituições escolares, uma por Diretoria Regional de Ensino

qua, 12/04/2006 - 16h42 | Do Portal do Governo

Estudantes e educadores da rede estadual receberam certificados de conclusão do Projeto Aluno Monitor-Escola da Família na primeira semana de abril, em São Paulo. O curso, resultado de parceria entre a Secretaria da Educação e a Microsoft Brasil, forma alunos para atuar como monitores de informática em suas escolas, nos fins de semana. Os educadores, denominados assistentes técnicos pedagógicos (ATPs), supervisionarão o trabalho desses estudantes. Concluíram a capacitação 163 alunos, do ensino fundamental e médio, e 81 ATPs. Durante a formação, aprenderam a usar os softwares (programas de computador) e conheceram características do sistema operacional e ainda fundamentos sobre equipamentos e arquitetura de rede.

O curso atendeu inicialmente 89 escolas, sendo uma unidade por Diretoria Regional de Ensino. Os alunos formados atuarão no Programa Escola da Família, auxiliando na inclusão digital da comunidade. As salas de informática ficam disponíveis à população que freqüenta os estabelecimentos de ensino nos fins de semana. As atividades desenvolvidas no Escola da Família vão desde as noções básicas de informática até a produção de currículos e navegação na Internet. De outubro de 2003 até hoje, mais de 3,7 milhões de participações foram computadas nos dados do programa.

O Aluno Monitor-Escola da Família integra outro projeto maior da secretaria, o Aluno Monitor, lançado em 2003 e adotado em 2,6 mil escolas, com a participação de 9 mil alunos. A iniciativa representa oportunidade para que esses estudantes ingressem no mercado de trabalho. Além de receber a certificação da Microsoft, contam com a prática nos laboratórios das escolas, o que irá ajudá-los no mercado de trabalho.

Computador na sala – Atualmente, 4,6 mil escolas estaduais dispõem de sala ambiente de informática, enquanto 839 estão em fase de instalação. Cada unidade recebe kits compostos por computador, impressora e mobiliário adequado, de acordo com o número de alunos. Das escolas com salas ambientes, 2,9 mil têm acesso à Internet com recurso de banda larga. É resultado do Programa de Universalização da Informática, criado pelo governo do Estado com objetivo de atender toda a rede estadual, inclusive as de 1a a 4a série do ensino fundamental.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação