Educação: Pitágoras ensina relação entre a música e a matemática na Estação Ciência

Este é tema de um dos espetáculos em cartaz na Rua Guaicurus, na Lapa

qui, 16/02/2006 - 12h18 | Do Portal do Governo

Este é tema de um dos espetáculos em cartaz na Rua Guaicurus, na Lapa

Dois espetáculos, O monocórdio de Pitágoras e Prof. Gervásio e a energia elétrica estão de volta à Estação Ciência. As peças fazem parte do repertório do Núcleo de Artes Cênicas, formado por artistas da Cooperativa Paulista de Teatro, técnicos e pesquisadores da Universidade de São Paulo. A proposta de trabalho é ensinar, de forma lúdica e divertida, fatos ligados ao mundo da ciência.

O monocórdio de Pitágoras, de autoria do escritor e intérprete Pedro Paulo Salles, não foge à regra. Trata da relação entre a música e a matemática ensinada por Pitágoras de Samos, filósofo, físico e matemático que viveu na Grécia antiga.

O texto – escrito no estilo do cordel – tem linguagem simples para manter o equilíbrio estético entre cenário, figurino e adereços de cena.  A música executada ao vivo pelo ator, que encarna o papel de Severino (um violeiro apaixonado pela história e experiência de Pitágoras), relata a saga desse importante matemático e as experiências com os instrumentos musicais e científicos criados por ele, como o próprio monocórdio.Laboratório experimental – Prof. Gervásio e a energia elétrica é uma divertida aula-espetáculo que une física e teatro. O personagem, vivido por Antonio Velloso, é um velho cientista aposentado que preserva pequeno laboratório experimental de Física em sua casa.

Gervásio fala, discute e apresenta questões importantes sobre a energia elétrica: segurança, seus usos, sua história, curiosidades e os fenômenos físicos que permeiam o assunto. Conceitos técnicos e científicos são abordados de forma interativa com os espectadores.

O texto é de autoria de Cauê Matos e Regina Arruda, diretora da peça.Da Assessoria de Imprensa da Estação Ciência

SERVIÇO

  • O Monocórdio de Pitágoras

Todas as terças-feiras, às 14 horas

  • Prof. Gervásio e a energia elétrica

Todas as quartas-feiras, às14 horas

Auditório Ernst W. Hamburguer

Estação Ciência

Rua Guaicurus, 1.394 – Lapa – SP

Para assistir aos espetáculos, interessados devem agendar

previamente pelo telefone (11) 3675-8828