Educação: Parceria entre rede estadual e iniciativa privada capacita docentes do ensino médio

Na primeira etapa, dois mil professores iniciarão o Curso de Língua Espanhola em Educação a Distância, no mês de outubro

seg, 18/09/2006 - 11h34 | Do Portal do Governo

Para qualificar docentes da rede estadual e atender à legislação que determina que todas as escolas de ensino médio ofereçam o ensino de espanhol até 2010, a Secretaria da Educação firmou nova parceria com o Banco Santander Banespa. O objetivo é dar continuidade ao Curso de Espanhol para Professores. O idioma é uma das línguas mais faladas no mundo. Pelo menos 400 milhões de pessoas – que vivem em 21 nações – falam espanhol, que também é a língua oficial de quase todos os países fronteiriços com o Brasil. Na primeira etapa da parceria, iniciada em 2004, o banco investiu R$ 1 milhão e possibilitou a realização do Programa de Língua e Cultura Espanholas. Por meio de bolsa de estudos a iniciativa beneficiou 89 professores de Educação Básica (PEB II) da rede estadual, que receberam capacitação em Salamanca, na Espanha.

Nesta nova fase deste trabalho conjunto, a finalidade é atender a todos os professores de PEB II da rede pública paulista, com o Curso de Língua Espanhola em Educação a Distância. No mês que vem, serão atendidos 2 mil docentes e, a partir de janeiro, todos os demais professores da rede poderão ser inscritos, totalizando, pelo menos, 40 mil. A meta final é promover acesso ao aprendizado da língua espanhola a mais de 5 milhões de estudantes da rede pública. As inscrições encerram-se nesta sexta-feira, e as aulas estão previstas para começarem no mês de outubro. Caberá às Diretorias de Ensino (DE) selecionarem os candidatos conforme as cotas calculadas para cada DE.

Alguns critérios para a escolha dos primeiros 2 mil candidatos:

ser professor de educação básica II; estar ministrando aulas no ensino médio da rede pública estadual; ter atuado em sala de aula na rede pública estadual nos últimos três anos; estar a mais de oito anos para completar o tempo necessário de se aposentar.

Interação e colaboração – O curso a distância utilizará metodologia do Instituto Cervantes. Contará com parceria do Universia (rede de 985 universidades da América Latina e Península Ibérica) e de universidades paulistas: USP, Unicamp e Unesp. Todas responsáveis pela seleção de tutores. A idéia é proporcionar experiências de aprendizagem por meio da vivência em ambiente virtual baseado na interação e colaboração entre os participantes. Serão criadas situações que permitam reflexão sobre a construção do conhecimento e a própria prática pedagógica. O curso terá 600 horas aula, com duração máxima de 2 anos, que poderá ser realizado de acordo com o ritmo dos alunos, dada a flexibilidade que o ensino a distância oferece. São quatro módulos, com 120 horas cada, mais 120 horas referentes ao curso de metodologia do ensino de língua espanhola, que será visto durante os três últimos módulos.

Entre os recursos a serem utilizados estão materiais didáticos multimídia e interativos: vídeos, recursos de gravação de áudio e jogos; participação em comunidades colaborativas de aprendizagem; acesso ao Centro Virtual Cervantes; e ferramentas de comunicação como correio eletrônico, publicação em forma de texto, som e imagem, chat, fóruns, audioconferências; e tutores responsáveis pela preparação de atividades complementares, orientação e avaliação dos professores. A Secretaria da Educação oferecerá os recursos tecnológicos da Rede do Saber, como por exemplo as videoconferências para dinamizar a comunicação entre os participantes.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação

 

(AM)