Educação orienta 210 mil professores sobre a gripe A H1N1

Videoconferência foi transmitida para todo Estado pela Rede do Saber na internet

qua, 08/07/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

(atualizado 13 de julho, às 15h)

A Secretaria da Educação orientou nesta semana os 210 mil professores da rede sobre o vírus Influenza A H1N1, conhecido como gripe suína. Foi realizada uma videoconferência nas escolas na quarta-feira, 8. A capacitação foi transmitida para todo o Estado pela página da Rede do Saber na internet ( http://www.rededosaber.sp.gov.br).

A iniciativa teve como objetivo orientar os professores sobre as formas de contágio da doença, sintomas e medidas de prevenção que podem ser adotadas. O vídeo ficará disponível na página da Rede do Saber e poderá ser acessado a qualquer momento por professores que queiram tirar dúvidas a respeito do tema.

As orientações foram dadas pela doutora Telma Regina Carvalhanas, do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde, em parceria com a professora Eleuza Guazzelli, do Centro de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria de Estado da Educação.

Também já está disponível no site da Secretaria (http://www.educacao.sp.gov.br) um informativo elaborado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica com orientações de hábitos de higiene no ambiente escolar. “Esta é uma importante medida preventiva para toda a rede”, afirma o secretário Paulo Renato Souza.

O que é Influenza H1N1? 

A Influenza H1N1 é um novo subtipo viral da mesma família da gripe convencional. Sua transmissão para humanos foi detectada pela primeira vez em abril desse ano nos Estados Unidos. A disseminação do vírus por todos os continentes levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a declarar pandemia.

Os principais sintomas da doença são tosse e febre alta, mas podem variar. O vírus pode ser transmitido de pessoa para pessoa por meio da tosse ou espirro.

Rede para atendimento

A rede de referência paulista da Secretaria da Saúde para atendimento de casos suspeitos da gripe A (H1N1) conta hoje com 18 hospitais públicos e o apoio de 13 unidades privadas de saúde.

Todas foram orientadas para identificar casos suspeitos, monitorar a circulação do vírus e atender pacientes com sintomas de doença respiratória aguda. Esses locais ficam de prontidão para identificar qualquer caso e comunicar o fato imediatamente ao Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria e colher materiais para exames.

Até o momento, o Estado de São Paulo registra 457 casos confirmados da nova gripe. No total, cinco pacientes estão internados.

Da Secretaria da Educação e da Saúde