Educação: Novo programa da USP amplia acesso dos alunos de escolas públicas a seus cursos

Uma das principais medidas garante o acréscimo de 3% na nota obtida no vestibular da Fuvest

sex, 02/06/2006 - 13h51 | Do Portal do Governo

O Conselho Universitário da USP aprovou, no mês passado, conjunto de medidas destinadas a ampliar o acesso à universidade de alunos vindos de escolas públicas. Trata-se do Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp), que garante a esses candidatos acréscimo de 3% na nota obtida nas provas da Fuvest (vestibular realizado para ingresso na USP), a partir do próximo exame. O benefício será concedido aos alunos que cursaram todo o ensino médio na rede pública.

Segundo a reitora da USP, Suely Vilela, o programa combina a inclusão social com o mérito acadêmico e a autonomia universitária. “A idéia é aumentar o porcentual de estudantes egressos do ensino público de 24% para 30% no primeiro ano de aplicação da medida”, afirma. As alterações visam também a tornar o exame mais direcionado à cobrança de competências, com questões para avaliar conhecimentos, analisar contextos e fazer comparações. A estimativa dos conselheiros é de que 600 candidatos sejam beneficiados no próximo exame, número que abrange os vestibulandos que costumam ficar próximos à nota de corte.

A primeira fase da Fuvest deste ano será no dia 26 de novembro, e as inscrições começam no mês de agosto. Oferecerá 10.202 vagas para cursos na USP (250 a mais que no ano passado) das quais 3.602 para o período noturno. O aumento de vagas à noite também está previsto no documento, para favorecer estudantes que trabalham. No último vestibular, participaram cerca de 170 mil interessados.

Avaliação seriada 

O Inclusp prevê, ainda, a redução no número de questões da primeira fase da Fuvest, de 100 para 90, com a inclusão de mais temas interdisciplinares, a realização de cursos de formação continuada para professores do ensino público, o apoio aos cursinhos pré-vestibulares comunitários, o intercâmbio entre as universidades e as escolas públicas, o estímulo à adoção de professores tutores, a ampliação dos recursos para bolsas de moradia e alimentação, entre outras iniciativas. As atividades de pesquisa na graduação serão também beneficiadas, com a criação do Programa Ensinando com Pesquisa, que prevê a concessão de bolsas de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

A pró-reitora de graduação, Selma Garrido Pimenta, anunciou que a USP deverá efetivar um sistema de avaliação seriada do ensino médio público a partir de 2007. A iniciativa consistirá na aplicação de provas ao final de cada ano letivo do ensino médio, com avaliação pela Fuvest, para utilização dos resultados no vestibular. A adesão ao sistema será voluntária, e ainda não está definida a forma de aplicação das notas para pontuação extra no vestibular. “Para isso, será formado grupo de trabalho”, avisa Selma Pimenta.

A reitora explica que a intenção é ajudar na melhoria do ensino médio. “Vamos nos esforçar com o propósito de usá-la em 2008”, diz. Ressalta, também, que as novas ações serão acompanhadas de pesquisas de avaliação de desempenho. Está prevista a criação de um portal na Internet para que a sociedade tenha acesso ao desenvolvimento do projeto. Oito entidades de movimentos sociais solicitaram à reitoria a apresentação do Inclusp em audiência pública na Assembléia Legislativa, para que possam também fazer propostas. A data será marcada.

Da Agência Imprensa Oficial