Educação: Novo prédio de Escola Estadual é entregue no Vale do Ribeira

Ao todo, 214 alunos dos ensinos Fundamental e Médio serão atendidos

sex, 17/02/2006 - 16h15 | Do Portal do Governo

Uma escola novinha em folha. Foi o que os alunos das comunidades remanescentes do município de Eldorado, no Vale do Ribeira, encontraram no primeiro dia de aula. O prédio recém construído da Escola Estadual Maria Antonia Chulés Princesa fica no bairro André Lopes, e atenderá 214 alunos distribuídos em seis salas de 1ª à 8ª séries do ensino fundamental e uma classe de 1º ano do ensino médio. “De todas as alegrias que já vivi nos meus 28 anos de educação, essa é muito especial”, disse a dirigente de ensino de Registro, Reginalice Nakao Ferreira da Silva.

A aula inaugural reuniu ainda a assistente técnica pedagógica de História, Loeli dos Santos; Marli Ponsoni Marques, representando a área de planejamento da diretoria de ensino; a diretora da escola, Rosely Dias da Silva, professores e integrantes das comunidades remanescentes Quilombolas dos bairros São Pedro, Ivaporunduva, André Lopes, Sapatú, Pedro Cubas e Nhunguara, todos do município de Eldorado.

Antes do prédio, um sonho

Tudo começou quando lideranças quilombolas procuraram a antiga Delegacia de Ensino de Registro para pedir uma escola que pudesse reunir todos os alunos quilombolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio num único lugar. Outro pedido era que o planejamento de matérias garantisse o acesso ao currículo nacional e às diretrizes educacionais da Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo, dando ênfase à cultura afro-descendente e sua importância na construção da história do Brasil. “ Hoje esse sonho tornou-se possível: uma conquista de todos os que acreditaram e se empenharam para essa realidade. Essa escola será, com certeza, o espaço mais importante da comunidade no oferecimento de oportunidades melhores de vida para todas as nossas crianças e jovens”, completou a dirigente.

Portas abertas para a comunidade

O Escola da Família também promete levar lazer, cultura, práticas esportivas e educação para o trabalho aos moradores da região durantes os finais de semana. De acordo com o coordenador de Área do Programa, Luiz Fernando da Silva, a escola foi uma solicitação da comunidade. “A diretora de ensino de Registro, professora Reginalice, buscou junto à Secretaria a concretização desse núcleo educacional que, neste ano, pôde ser atendido”, lembrou o coordenador.

Por Celso Bandarra, Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação

C.C.