Educação: Mercado de capitais é tema de concurso em escolas estaduais

3ª edição do concurso é uma parceria da Bovespa com a secretaria da Educação

qui, 20/04/2006 - 13h16 | Do Portal do Governo

Para estimular o interesse dos estudantes pelo mercado de capitais, foi realizada a 3ª edição do Concurso Bovespa na Escola, em parceria com a Secretaria da Educação. O evento mobilizou alunos de escolas de todo o Estado. A cerimônia de premiação ocorreu no mês passado, na cidade de São Paulo, e teve a participação de alunos, educadores da rede estadual de ensino, representantes da Secretaria de Educação e da Bolsa de Valores do Estado de São Paulo (Bovespa). O concurso foi direcionado aos jovens de 5a a 8a séries do ensino fundamental e aos estudantes do ensino médio. Os temas foram divididos em “O que são corretoras de valores e como elas podem ajudar os investidores?”, para o ensino fundamental, e “Investimento em ações e a geração de empregos”, para o ensino médio.

Com três modalidades para participação – criação de site, história em quadrinhos e reportagem –, a iniciativa foi oportunidade para os alunos usarem a criatividade e entenderem o funcionamento desse tipo de mercado, importante para a economia do País. Como material de apoio, estudantes e educadores receberam CD-ROMs interativos que transmitem informações sobre o mercado de capitais de forma atrativa e dinâmica.Premiações – O evento recebeu 3.919 trabalhos, dos quais 957 na modalidade site, 2.145 para história em quadrinhos e 817 para reportagem. A comissão julgadora foi composta de especialistas da área da Bovespa e da Secretaria da Educação, que selecionaram os dois melhores trabalhos em cada categoria e nível de ensino (fundamental e médio). Além dos alunos, foram premiados professores orientadores, diretores e escolas de São José do Rio Preto, São Bernardo do Campo, Jales, Mogi das Cruzes, Apiaí, Marília, Barretos, Registro, Campinas e Capivari.

A instituição de ensino com maior número de trabalhos apresentados teve seu desempenho reconhecido. Aparelho de DVD, impressora multifuncional, câmeras digitais e microcomputador são alguns dos presentes concedidos aos ganhadores. Segundo o presidente da Bovespa, Raimundo Magliano Filho, o concurso oferece aos participantes a oportunidade de ampliar a cultura sobre mercado de capitais, no qual todos podem investir em ações como forma de poupar e planejar seu futuro.

Da Agência Imprensa Oficial

SERVIÇO

Relação das escolas vencedoras e respectivos trabalhos estão no site www.bovespa.com.br/InstSites/educacional/trabalhos/Index.htm